Análise Técnica na Prática


Introdução

A Análise Técnica é, na verdade, uma ferramenta para estudar o comportamento humano, especificamente o movimento das massas. Na Bolsa não é o indivíduo, mas o comportamento coletivo que importa. E a questão principal é a possibilidade da previsibilidade e da recorrência dos padrões que identificam esse comportamento. Observa-se que há padrões recorrentes, mas também há muita aleatoriedade. Há o simples e o complexo. Compreender o comportamento da massa de investidores é um caso especial, mas exemplar, da influência do emocional sobre o racional na tomada de decisões importantes, que impliquem em ganhos ou perdas significativos.

O livro apresenta um método simples (vale lembrar que simples não significa fácil) para operar ações. Há elementos científicos, mas prevalece a intuição. O método é baseado em três fundamentos inferidos ao longo de décadas de prática diária em diversos mercados e uma variedade enorme de ativos. São as premissas básicas da Análise Técnica: o preço, o volume, e a volatilidade. Estes elementos ocorrem de forma aparentemente aleatória ao longo do tempo, mas, combinados, revelam uma lógica (empírica) que ajuda a entender o comportamento do mercado. A correta avaliação do atual e do passado é fundamental para apostar no futuro, com maior probabilidade de sucesso. É isso mesmo, buscamos apenas uma probabilidade - não há certeza alguma de acertar o futuro. O objetivo é acertar mais e errar menos, seja na quantidade ou na qualidade das operações.

Um monge franciscano que viveu no século XIII, William de Ockham, é um dos precursores da metodologia científica que prega a simplicidade ou, como dizia Einstein, “faça sempre o mais simples possível”.  Utilize apenas os elementos fundamentais, retire tudo o que é redundante, tudo que não acrescenta valor real. Reduza ao essencial, assim você facilita o processo de aprendizado e o domínio da técnica.

A relação dos três elementos fundamentais da Análise Técnica não obedece às regras de uma rigorosa lógica científica. O aprendizado e o domínio da técnica só ocorrem por meio de um processo repetitivo de tentativa e erro. Ou seja, através de uma prática diária e intensa. Muita transpiração. Como o mestre “arqueiro zen” que, após muito treino, faz do arco e flecha uma extensão do seu corpo. Desse modo, o processo de esticar o arco e liberar a flecha torna-se automático. O mestre não pensa, apenas age.

Para combater a característica aleatória do movimento do preço, é importante contar com a ajuda da sorte. É preciso fomentar a sorte. Só uma mente aberta e sem preconceitos tem a flexibilidade necessária para se expor e aproveitar um maior número de oportunidades. Esta é uma das formas de “ter mais sorte”... aumentar a exposição. A estratégia adotada neste livro pressupõe acompanhar o maior número possível de ações (com liquidez). Outra medida para favorecer a sorte é operar prazos mais curtos, de alguns dias a algumas semanas, método conhecido como swing trading. Assim você opera com maior freqüência e tem mais oportunidades de ganhar. Você vai operar com base na análise dos gráficos diários. Não há necessidade de acompanhar a Bolsa em tempo real. Basta dedicar alguns minutos por dia, após o fechamento dos mercados.

Esta obra se inspira na experiência real do dia a dia. Os exemplos apresentados são as recomendações diárias que fiz para os clientes da corretora, sem o benefício de uma análise retrospectiva. Assim é possível avaliar o processo de decisão real, os erros e os acertos, sem o conhecimento prévio dos resultados. Desta forma o livro retrata a realidade da prática, muito diferente de exemplos teóricos ou escolhidos “a dedo”. 
Além disso, este livro ajuda a dar os primeiros passos no processo de compra e venda de ações. O verdadeiro aprendizado, porém, ocorre com o passar do tempo. Ocorre com a prática diária e a busca do “agir sem pensar”. É decidir com uma boa dose de intuição, resultado de muito trabalho, dedicação e acúmulo de conhecimento prático.


Apresentação

 Este livro é baseado na experiência diária de “comentar o mercado” e fazer recomendações de compra e venda para investidores da Bolsa de Valores. Todos os exemplos do livro (exceto os gráficos dos índices I e II, posteriormente apresentados) são recomendações reais, que foram publicadas no período de 26 de outubro de 2010 a 25 de fevereiro de 2011.

Em meu livro anterior, Comprar ou Vender? Como investir na bolsa utilizando análise gráfica, apresentei os principais conceitos e fundamentos da Análise Técnica, aliás, uma grande variedade de técnicas. Agora, na prática, é necessário fazer algumas escolhas e desenvolver um método para operar no mercado de ações.

Neste livro iremos mais a fundo. Para isso, o método escolhido é apresentado no Capítulo I, O método. Ele é baseado em três fundamentos da Análise Técnica: preço, volume e volatilidade. O preço é representado pelos padrões candlestick (apenas os principais); o volume (financeiro) é representado por barras em um histograma entrecortado por uma média simples de 20 dias; e a volatilidade é representada pelas Bandas de Bollinger (curvas de um e dois desvios padrão).

O Capítulo 1 também apresenta de forma resumida os principais temas estratégicos e táticos para operar ações. A estratégia pode ser a favor ou contra a tendência, mas também inclui  a diversificação da carteira e operações de curto prazo (swing trade). A tática está centrada em diversos setups, formados a partir de várias configurações com o preço, o volume e a volatilidade. Também é apresentado o tema dos stops: stop de compra ou venda, stop loss e stop gain.
A melhor forma de aprender é estudar e exercitar muitos exemplos. A idéia é aprender por um processo indutivo e empírico. Você observa e interage com muitos exemplos e vai tirando suas próprias conclusões. Ao comentar cada exemplo, procuro ser o mais objetivo possível. No final do comentário, cabe a você, leitor, concordar ou não com a análise e então “decidir” comprar, vender ou “ficar de fora”. São 58 exemplos para você exercitar o processo de decisão e depois analisar os resultados.

O Capítulo 2, Comprar ou Vender?,  apresenta 34 exemplos (a maioria de compra) com resultados variados, com ganhos e perdas (como acontece na realidade).

O Capítulo 3, Índices Bovespa, Dow Jones e Setoriais,  apresenta os gráficos do Índice Bovespa (Ibovespa), Índice Dow Jones e também os principais índices setoriais da Bovespa. A idéia é buscar a ajuda desses gráficos para entender as principais tendências do mercado. Qualquer empresa está sujeita a tendências mais gerais e também específicas do setor em que atua. É conveniente procurar operar ações de uma determinada empresa em “sintonia” com estes índices.

O Capítulo 4, Stop de Compra ou Venda, Stop Loss, Stop Gain, apresenta 16 exemplos com sugestões específicas de preço de entrada stop de compra ou venda e saída (stop gain e stop loss). Essa prática, se for seguida sistematicamente, retira o peso do “emocional” nas tomadas de decisão e pode ser muito eficaz, especialmente para os investidores mais indisciplinados (a maioria!).

No final do livro, estão as Referências e um Índice Remissivo. Além de alguns livros mais técnicos, faço a sugestão de livros com conteúdo mais “psicológico”, relacionados com o processo de tomada de decisão. O Índice Remissivo facilita a pesquisa de exemplos pelo código da ação ou pelo padrão gráfico (quando mencionados com destaque no texto).