CandleCode

CandleCode: Um método quantitativo para análise do gráfico Candlestick

Medir em vez de explicar

A combinação de diversos candlesticks formam padrões que contém informações relevantes sobre o comportamento atual e (quem sabe?) futuro dos mercados. Também há um considerável grupo de padrões compostos por um único candle (“doji”, homem enforcado, martelo, etc) que sinalizam o sentimento predominante do mercado.
Usualmente os padrões candlestick são interpretados de forma subjetiva, baseada na lógica comportamental do mercado. A análise quantitativa dos candlesticks é uma alternativa para obter informação adicional e relevante desta forma bastante popular de representação do preço.

A estrutura do CandleCode

O candlestick é constituído por um corpo e suas respectivas sombras superior e inferior. A fórmula utilizada para quantificar um Candle atribui o maior peso para a cor do corpo, depois para o seu tamanho, e finalmente pesos menores para as sombras superior e inferior. Veja a tabela abaixo.



Fonte: ProfitChart (www.nelogica.com.br)

O resultado da soma destes 4 elementos é o valor do CandleCode, que varia de 0 a 127. A curva obtida é posteriormente “alisada” por duas médias exponenciais, de 3 e 21 períodos; os valores finais oscilam em um intervalo aproximado entre 20 e 80. A classificação do tamanho do corpo e das sombras (pequeno, médio, grande) é determinada pelo desvio padrão.

O indicador foi desenvolvido por Victor Likhovidov e publicado na revista Stocks & Commodities no ano de 1999. Em um artigo posterior, Likhovidov sugere a aplicação do indicador no contexto das Bandas de Bollinger, onde o cruzamento do indicador com as bandas sinaliza pontos de compra e venda. Também é aplicável o padrão de contração e expansão das bandas (volatilidade). De forma similar a outros indicadores, é possível aplicar retas de suporte & resistência, e padrões de divergência entre o preço e o indicador. Veja exemplo abaixo; gráfico diário de Petrobrás PN (PETR4).

Artigo original (em inglês) de V.Likhovidov: www.forexschool.ru/my_articles_en.htm



Fonte: ProfitChart (www.nelogica.com.br)