sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

No Topo

Call Diário - 3 de dezembro

O índice Dow Jones fechou muito próximo da máxima do ano (a menos de +1,0%). A proximidade do "topo" deve gerar pressão vendedora nos próximos pregões.No pregão de ontem a VALE5 chegou muito próxima a R$ 50,00 (topo histórico) mas recuou. Talvez seja o momento de considerar algumas operações de venda. Apesar de ter iniciado recentemente uma reação compradora, o Ibovespa ainda tem o "peso" da forte presença vendedora que predominou no mês de novembro. Nas últimas semanas este Call tem feito recomendações de compra, mas com objetivo de ganho no curtíssimo prazo (movimento de correção da tendência de baixa). Hoje escolhi alguns papéis importantes do Ibovespa, que já estão ou se aproximam de topos, máximas do ano ou até mesmo máximas históricas. Já dá para observar nestes papéis, alguns sinais de enfraquecimento e possível reversão. O posicionamento na venda (aluguel de ações) também pode ser uma estratégia de "hedge" ou proteção da sua carteira. A proximidade de topos importantes pode ser uma oportunidade de posicionamento na venda. Se os vendedores "comparecerem", podemos ganhar com a baixa.

Veja o vídeo com a análise gráfica das ações indicadas. As recomendações são baseadas em uma análise subjetiva, o investidor deve avaliar cada uma delas de acordo com o seu perfil de risco; cabe a cada investidor a decisão final e a responsabilidade pelos resultados.

Payroll

Pregão de 2 de dezembro
 
Hoje é dia de PAYROLL nos EUA. No Brasil chamamos de Folha de Pagamento. É a despesa que toda empresa tem com o pagamento de salários e benefícios (e impostos) dos seus funcionários. Mas para o mercado, PAYROLL é um indicador econômico (na verdade vários) sobre o emprego nos EUA. Além da taxa de desemprego (deve ficar estável em +9,6%), a maior expectativa é sobre a criação de novos postos de trabalho. Na quarta-feira os dados da ADP mostraram um forte crescimento de novas vagas no setor privado. Mas ontem, os pedidos de auxílio desemprego (semanal) aumentaram além do esperado. Os dados de hoje (11:30 horas) são mais abrangentes (e oficiais) e vão incluir os empregos do setor público. Nos últimos dias a Bolsa subiu (em parte) com a divulgação de vários indicadores econômicos positivos, como por exemplo o aumento de consumo. Os dados de hoje tem o poder de alavancar ou até mesmo reverter o recente movimento de alta (foto de Charles Ebberts - trabalhadores na hora do almoço, 1932).

Ontem o Ibovespa fechou em leve alta de +0,26% aos 69.527 pontos. Nos EUA, o índice Dow Jones obteve alta mais expressiva de +0,95%. O índice americano está muito próximo da máxima do ano e deve voltar a testá-la no pregão de hoje. O Ibovespa também se aproximou novamente da sua média móvel de 20 dias, primeira referência de resistência. As principais bluechips PETR4 (+0,55%) e especialmente a VALE5 (+0,55%) também testam níveis importantes de resistência. O PAYROLL pode ser decisivo na defesa ou rompimento destas resistências.


Veja o vídeo com a análise gráfica dos principais indicadores da Bovespa.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Mudança de percepção

Call Diário - 2 de dezembro

O que faz o mercado abrir em GAP de alta? Uma notícia inesperada? Um "ato de bondade explícita"? (só pra quem acredita em Papai Noel). Então o que é? Não importa. Apenas sabemos que por um motivo qualquer, o "salto" do preço é consequência de uma mudança de percepção (ou opinião?). O viés ficou mais positivo para o próximo pregão (embora ainda seja cedo para "garantir" a continuidade da alta). Por outro lado, invertendo o foco do retorno para o risco, a "janela" aberta define uma nova referência de suporte e a oportunidadade de operar com um "stoploss" curto. Se você apostar na compra, vai saber rapidamente se "entrou numa fria" (normalmente o próximo suporte é definido pelo fechamento do pregão anterior ao GAP). É um cenário perfeito para a "filosofia de "trading" (que tem todo o meu apoio): olho no suporte (risco) e "muita sorte" no rompimento das próximas resistências! (na direção do lucro o mercado dá o que pode dar, e nós humildemente agradecemos).
E tem mais. Quando o GAP rompe uma resistência (conhecido como "GAP de corte") ou é acompanhado de muito volume (ou ambos), ele ganha uma força adicional, e fica "todo poderoso". Neste caso não há desculpas para deixar de apostar em uma compra!

Veja o vídeo com a análise gráfica das ações indicadas. As recomendações são baseadas em uma análise subjetiva, o investidor deve avaliar cada uma delas de acordo com o seu perfil de risco; cabe a cada investidor a decisão final e a responsabilidade pelos resultados.

Suporte duvidoso


Pregão de 1 de dezembro

London Millenium (foto de Paul Lomax) é o nome da moderníssima (e belíssima) ponte para pedestres (toda a estrutura em aço) construída sobre o rio Tâmisa. Mas para os londrinos a ponte ficou conhecida como Wobbly Bridge (vacilante, instável). Balançava muito. Por este motivo ela ficou fechada por quase 2 anos (os ingleses são conservadores?).

Na terça-feira da semana passada o Ibovespa rompeu abaixo do suporte de 68.800 pontos, mas já no pregão seguinte "recuperou" o suporte. Em seguida voltou a perder o suporte e fechou 3 pregões seguidos abaixo do mesmo. Ontem recuperou-se novamente e voltou a fechar acima dos 68.800 pontos. Que suporte é este? Será mesmo um suporte?
A linha dos 68.800 pontos equivale à linha de 10.980 pontos do índice Dow Jones. Este sim, parece mais robusto e confiável. Foi testado por diversas vezes e continua intacto. Com a alta de ontem (+2,27%) ficou ainda mais fortalecido.Mas é bom lembrar que o Dow não tem "procuração" para representar o Ibovespa (embora a dependência seja enorme, às vezes descola).

O Ibovespa iniciou o mês de dezembro com forte alta de +2,42%. A Bolsa abriu com GAP de alta (veja o post Call Diário de hoje) e ampliou os ganhos durante o pregão. A alta foi generalizada, com destaque para as bluechips PETR4 (+2,72%) e VALE5 (+2,56%).

Veja o vídeo com a análise gráfica dos principais indicadores da Bovespa.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Spinning Tops

Call Diário - 1 de dezembro

No pregão de ontem alguns papéis apresentaram uma forte reação compradora. A alta pode ter sido alertada pela formação no pregão anterior, do padrão candlestick "spinning top" (peão girador?). Esta figura representa uma sinalização de reação compradora, especialmente quando aparece em um contexto de tendência de baixa e for acompanhada de forte volume. Embora a alta não ocorra em um primeiro momento (corpo real reduzido), fica estabelecida uma forte barreira à continuidade da baixa. A briga é muito disputada (eventualmente caracterizada por sombras grandes) e também evidenciada pelo volume bastante expressivo. Os vendedores "gastam toda a munição que resta" e se enfraquecem. No pregão seguinte não há mais vendedores. É a oportunidade para os compradores assumirem o comando (ao menos temporariamente). O Call de hoje não utiliza as recomendações do Trading System IBX100 (estratégia de rompimento da volatilidade). Hoje a aposta é nos "spinning tops"!

Veja o vídeo com a análise gráfica das ações indicadas. As recomendações são baseadas em uma análise subjetiva, o investidor deve avaliar cada uma delas de acordo com o seu perfil de risco; cabe a cada investidor a decisão final e a responsabilidade pelos resultados.

Dezembro

Pregão de 30 de novembro

O último dia de novembro foi marcado pela chegada da neve que cobriu diversas cidades da Europa, inclusive Londres (foto de Matt Dunham da AP). Novembro não vai deixar saudades. A Europa, ou mais precisamente a Irlanda, foi a responsável pela queda das bolsas que tinham subido muito nos meses de setembro e outubro. Agora que a Irlanda assinou um acordo de ajuda, a preocupação foi transferida para Portugal e Espanha (os próximos da fila). O mês de dezembro tem uma "tradição" de alta na Bovespa, o último dezembro negativo foi em 1998. A tradição até pode ser mantida, desde que o Ibovespa zere as perdas acumuladas até o momento, de -1,29%. Mas dificilmente teremos um "rally" de final de ano. Alguém se lembra de quanto foi a valorização no ano passado? Inacreditáveis +82,66%! (Está aí uma justificativa simples e convincente para a má (será?) performance deste ano).

Em novembro o Ibovespa perdeu -4,2%, com os índices do setor imobliário (-4,11%), Financeiro (-3,62%) e Telecom (-3,42%) liderando as quedas. Várias ações importantes tiveram quedas superiores a dois dígitos: GFSA3 (-15,39%), FIBR3 (-12,71%), USIM5 (-11,8%), LAME4 (-11,15%), GGBR4 (-10,86%) e LREN3 (-10,67%); para citar apenas as mais importantes. A PETR4 perdeu "só" -4,37%, e pasmem, a VALE5 ganhou +0,52%; ainda há luz no fim do túnel! O "duplo mergulho" ou "W" ainda não começou... pelos menos para a Vale!

No último pregão do mês o Ibovespa fechou em queda de -0,30% aos 67.705 pontos. O destaque positivo foi o setor imobiliário (+2,67%) com RSID3 (+6,09%) e CYRE3(+4,58%) entre as maiores altas do índice.
Veja o vídeo com a análise gráfica dos principais indicadores da Bovespa.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

O pequeno e o grande



Call Diário - 30 de novembro

Em um cenário onde prevalece a pressão vendedora, é muito arriscado assumir uma posição contrária, ou seja, apostar em uma compra. Mas há situações "táticas" que sugerem uma aposta com uma perspectiva inicial de curtíssimo prazo. No pregão de ontem, alguns papéis que abriram em baixa, reagiram com muita força e formaram a figura "envolvente de alta"; nestas ações os compradores (que eram minoria) se engrandeceram, e sinalizam a "tomada do poder", ora na mão dos vendedores. Em outro contexto, alguns papéis se aproximaram de níveis de suporte, onde no passado ocorreu forte reação compradora, com figuras candlestick do tipo "envolvente de alta" ou "marubozu de alta". Estas reações permanecem na memória dos operadores e por tanto aumentam a chance de defesa do suporte.

Alberto Korda foi um grande fotógrafo cubano. A sua foto mais famosa (talvez a mais famosa do mundo) é a de Che Guevara. A foto acima retrata uma visita de Fidel Castro a Washington (1959), quando prestou uma homenagem a Abraham Lincoln. A foto recebeu muito nomes, entre eles de "o pequeno e o grande". Nos padrões candlesticks, esta comparação é uma metáfora perfeita para as figuras "envolvente de alta" e "marubozu de alta".

Veja o vídeo com a análise gráfica das ações indicadas. As recomendações são baseadas em uma análise subjetiva, o investidor deve avaliar cada uma delas de acordo com o seu perfil de risco; cabe a cada investidor a decisão final e a responsabilidade pelos resultados.



Topo Duplo?

Pregão de 29 de novembro

O Ibovespa operou em queda desde a abertura, chegou a cair -1,6% mas se recuperou no final do pregão para fechar em 67.908 pontos, com queda de -0,47%. O índice praticamente acompanhou o Dow Jones, que formou uma figura candlestick similar ("martelo") e fechou em baixa de -0,36%. O "martelo" quando se apresenta em um contexto de baixa como no caso do Ibovespa (no Dow o movimento recente é lateral), sinaliza uma reversão da tendência. Mas não é esta figura que preocupa. A pressão vendedora após o rompimento do suporte de 68.800 pontos é muito grande e é consequencia de uma figura clássica denominada "topo duplo". Na figura ideal temos dois topos iguais e a confirmação do rompimento da sua base ou suporte (veja a foto ilustrativa dos morros "Dois irmões" em Fernando de Noronha).

Mas há quem diga que o Ibovespa formou uma figura mais forte (de baixa), o famoso "ombro-cabeça-ombro". O primeiro topo ("ombro") está claramente abaixo do segundo ("cabeça"), e há um terceiro topo ("ombro") que termina com o rompimento do suporte ("linha do pescoço) no pregão da terça-feira passada. Controvérsias à parte, as duas figuras são fortes indicações de que a presssão vendedora deve prevalecer nos próximos pregões. No "front" externo o índice Dow Jones está "flertando" perigosamente com o suporte no nível de 10.980 pontos. O seu rompimento vai ser a senha para um novo movimento baixista.

Veja o vídeo com a análise gráfica dos principais indicadores da Bovespa.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Defesa sólida


Call Diário - 29 de novembro

O rompimento do suporte dos 68.800 pontos (na última terça-feira) foi uma demonstração da maior presença vendedora, que voltou a ter a iniciativa do ataque. Derrubada esta importante barreira, vários suportes importantes (das ações) foram rompidos, mesmo após a forte reação no pregão seguinte. Entretanto, alguns papéis aparentam ter uma defesa mais sólida, demonstram uma presença compradora capaz de resistir e reverter a atual pressão vendedora. Uma posição comprada nestes papéis representa uma operação de risco mais elevado (contra a tendência) e com expectativa de retorno no curtíssimo prazo. Veja no vídeo abaixo, quais são estes papéis e as respectivas justificativas como eventuais oportunidades de compra. 

* As recomendações são baseadas em uma análise subjetiva, o investidor deve avaliar cada uma delas de acordo com o seu perfil de risco; cabe a cada investidor a decisão final e a responsabilidade pelos resultados