Heikin-Ashi



Uma das virtudes do Candlestick como indicador, é que ele não tem atraso em relação ao preço (é o próprio). O atraso ou lag, é uma característica presente na maioria dos indicadores que são baseados em médias. Por outro lado, por se tratar do próprio gráfico do preço, existe muito ruído. A consequência imediata é que o gráfico do Candlestick, por si só, não define uma tendência.

O método Heikin-Ashi (Heikin significa médio ou equilíbrio, e Ashi significa perna, ou a barra do preço) é uma técnica que elimina grande parte das irregularidades do candlestick. Permite visualizar melhor uma tendência ou um movimento de consolidação. Em vez de utilizar médias móveis, os preços que formam o candle é que são alterados

Confira as fórmulas abaixo (prefixo ha = preço Heinkin-Ashi):
haFec = (Abe + Max + Min + Fec)/4
haAbe = ((haAbe(barra anterior) + haFec(barra anterior))/2
haMax = Máximo (Max, haAbe, haFec)
haMin = Mínimo(Min, haAbe, haFec)
Ou seja,
O preço de fechamento (haFech) é a média dos 4 preços de um candle normal.
O preço de abertura (haAbe) é a média dos preços anteriores de abertura (haAbe) e fechamento (haFec).
O preço de máximo (haMax) é o maior entre o preço máximo (normal), haAbe e haFec.
O preço de mínimo (haMin) é o menor entre o preço mínimo (normal), haAbe e haFec.



Compare os gráficos do Ibovespa diário. Agora você visualiza melhor a tendência? 




A interpretação dos candles Heikin-Ashi não segue necessariamente as regras tradicionais (embora elas continuem válidas, veja abaixo). Talvez, em função do “alisamento”, seja adequado utilizar padrões mais genéricos. A tabela abaixo (Dan Valcu – Stocks & Commodities) resume as fases de uma tendência e os respectivos padrões Heikin-Ashi.



Observe o viés em relação às sombras do candlestick; altista para a sombra superior e baixista para sombra inferior. Também na quantificação do indicador Candlecode, a sombra superior tem maior valor  ou seja, viés de alta em relação à sombra inferior. A identificação de uma forte tendência associada a corpos maiores e sem sombra assemelha-se aos padrões marubozu do candlestick tradicional. Corpos reduzidos em relação às suas sombras identificam situações de equilíbrio e indecisão (dojis, spinning tops, high-wave); no Heikin-Ashi sinaliza consolidação e mudança de tendência. Talvez haja mais semelhanças do que diferenças entre o Candlestick e o Heikin-Ashi. Se o último perde em detalhes (que pode ser muito importante táticamente, no curto prazo), ganha em profundidade estratégica (longo prazo).

Nenhum comentário: