sexta-feira, 11 de março de 2011

Tsunami


Call de 11 de Março

Hoje acordei com a notícia do terremoto e "tsunami" no Japão. Apesar da gravidade do terremoto (8.8 na escala Richter), os estragos materiais e as perdas humanas foram reduzidos. Um terremoto desta proporção é sempre uma grande surpresa, mas os japoneses estavam preparados para esta eventualidade. As imagens do avanço e destruição do "tsunami" são espetaculares, mas também impressiona as cenas que mostram os japoneses reagindo com "calma e tranquilidade", sem o desepero que predomina nesta situação. O povo japonês conscientemente e incoscientemente está preparado e encara o desastre com a maior naturalidade possível.
O filme "Além da Vida" (ainda em cartaz) tem uma cena que reproduz o "tsunami" ocorrido na Indonésia em 2004. O "tsunami" é reproduzido com uma técnica impecável (veja alguns detalhes no vídeo acima), mas não é o que mais impressiona. É o fator surpresa que impressiona. A passagem repentina de cenas de tranquilidade em uma ilha paradisíaca para o impensável, e a destruição fulminante. Um "black swan". Ocorre com maior frequencia que a gente imagina, e é devastador se não tivermos consciência desta possibilidade. É uma grande metáfora para os investidores. Pense nisso. Sempre.

O Ibovespa fechou em baixa de -1,82% aos 66.040 pontos. Parece improvável uma reação neste nível. O próximo suporte está na casa dos 64.000 pontos. O índice Dow Jones fechou em baixa expressiva de -1,87% e agora testa o suporte dos 12.000 pontos. Além da Líbia, agora é a Arábia Saudita (maior produtora de petróleo do mundo) que preocupa o mercado. Hoje é o "dia da fúria", uma convocação para um grande protesto, e que pode repercutir nos mercados. Veja no vídeo abaixo, a análise dos principais indicadores da Bovespa.

Aviso As recomendações de compra e venda são o resultado de uma avaliação subjetiva. O investidor deve tomar as suas próprias decisões de acordo com o seu perfil e assumir toda a responsabilidade pelas suas operações.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Todo exagero será castigado?

Call de 10 de Março

Dois anos atrás, em março de 2009, o índice Dow Jones fechou em 6.547 pontos. Foi o menor nível desde a queda que começou (para valer!) em setembro de 2008. A queda foi de aproximadamente -40,0%, mas a recuperação já se aproxima de +90,0%! Na época os analistas previam "o fim do mundo". "É pior que 29, a crise não termina antes de 5 anos!". Retrospectivamente, é fácil reconhecer que houve uma boa dose de exagero. E quanto à recuperação? Observando o gráfico atual (12.213 pontos), a primeira reação é de preocupação. "Todo exagero será castigado?"

O Ibovespa ajustou para baixo os dias da folia do carnaval. Fechou em queda de -1,10% aos 67.264 pontos com volume bastante reduzido. Agora de manhã os mercados internacionais operam em queda, devido a dados da China (déficit na balança comercial) e rebaixamento de títulos da Espanha (Moody´s). Em Londres, as ações das mineradoras e bancos europeus lideram as baixas. A perspectiva é de uma abertura negativa para a Bovespa. Veja o vídeo, com a análise dos principais indicadores do mercado.

Aviso As recomendações de compra e venda são o resultado de uma avaliação subjetiva. O investidor deve tomar as suas próprias decisões de acordo com o seu perfil e assumir toda a responsabilidade pelas suas operações.