sábado, 27 de novembro de 2010

Estratégia e tática

Resumo semanal

A semana foi ruim para a Bovespa, que acumulou uma queda de -3,77%. A queda generalizada atingiu todos os setores, com destaque para o setor imobiliário cujo índice IMOB perdeu -4,67%. Na terça-feira o Ibovespa rompeu o importante suporte em 68.800 pontos e de nada adiantou a reação no pregão seguinte, já na sexta-feira (-1,64%) voltou a fechar abaixo do suporte, aos 68.226 pontos. O gráfico semanal do Ibovespa ficou com um viés bem negativo, embora ainda respeite o suporte definido pela sua média de 20 semanas. Entretanto o semanal do Índice Futuro fechou bem abaixo da mesma média; as blue chips PETR4 (-4,28%) e VALE5 (-2,10%) também apresentam viés negativo no gráfico semanal. Por fim, o índice Dow Jones fechou abaixo da sua curva (semanal) de primeiro desvio padrão, após 10 semanas acima deste nível. A conclusão é de que o viés ficou mais negativo, e por tanto aumentou o risco de um posicionamento na ponta compradora.

A análise dos gráficos semanais é importante pois fornece um cenário mais persistente em comparação ao gráfico diário, que muda de direção com maior frequencia e rapidez. Os principais índices das Bolsas e os índices setoriais também são importantes pois revelam um comportamento mais representativo (maior peso) e que vai influenciar no comportamento individual de cada ação. Ambos são elementos estratégicos que devem orientar a análise do gráfico diário e específico de cada ação. Um bom posicionamento estratégico gera (naturalmente) as oportunidades táticas com maior chance de sucesso. Procure não nadar contra a corrente. Se for operar contra os gráficos semanais e contra os índices, seja rápido, pois uma onda enorme pode te engulir.

O noticiário econômico da semana foi atropelado pela "guerra" contra o narcotráfico no Rio de Janeiro. As cenas mostradas na televisão, com os policiais do BOPE em ação, lembram o filme "Tropa de Elite". Tem uma cena marcante no primeiro filme, quando o capitão Nascimento fala sobre estratégia, mas tem que agir taticamente para resolver uma situação de "curto prazo" (veja o vídeo).



sexta-feira, 26 de novembro de 2010

"Pinball" trader


Você conhece Sultan Kosen? No início da semana ele esteve em São Paulo. Se você passou pela avenida Paulista teve a chance de notar a sua "enorme" presença. Ele é um turco de 28 anos e mede 2,465m, é o homem mais alto do mundo. Você sabe quantas pessoas tem mais de 2 metros? E abaixo de 1 metro? Qual é a altura média das pessoas?

Francis Galton (1890) descobriu que a distribuição aparentemente aleatória da altura das pessoas tem um padrão estatísitico que pode ser medido através de uma curva (inventada pelo matemático alemão Friedrich Gauss) que se assemelha a um sino (curva da distribuição "normal"). A curva dá a probabilidade das ocorrências que se desviam (para cima ou para baixo) do padrão médio (o famoso "desvio padrão"). Para demonstrar a sua teoria, Galton construi um "tabuleiro" cheio de pinos dispostos na forma de uma pirâmide e por onde passam muitas "bolinhas". As bolinhas são introduzidas no topo da pirâmide e vão batendo nos pinos, do topo até a base. Ao bater em cada pino, a probabilidade de um desvio para a direita ou para a esquerda é a mesma, ou seja aleatória (semelhante ao experimento de atirar uma moeda). Para uma amostragem grande de bolinhas (eventos) o resultado final é sempre o mesmo, a distribuição das bolinhas forma  o padrão da curva do sino.

Isso tem alguma coisa a ver com a Bolsa? Muito a ver. O preço de uma ação também está sujeito a eventos aleatórios, e ao longo do tempo a sua distribuição se aproxima da "curva normal" (o vídeo abaixo faz este paralelo). Entretanto, há evidências de que os pontos extremos (grandes movimentos de alta ou baixa) ocorrem com maior frequência de que a curva admite. Baseado neste modelo estatístico, o trader pode optar por uma estratégia de aposta no retorno à média (mais frequente e confortável) ou uma aposta "pesada" nos extremos (teste de paciência e determinação). Ou será que existe um "caminho do meio"?


Sem liquidez

Call Diário 26/11/10

O feriado prolongado nos EUA "secou" a liquidez da Bovespa, o volume desta quinta-feira foi o menor do ano. Este fato evidencia mais uma vez a dependência do nosso mercado para os investidores estrangeiros, que também são os responsáveis pela definição da tendência do preço das nossas ações.
Tomar decisões a partir de um movimento (de preço) com baixo volume requer muita cautela, pois (como diz a famosa teoria de Dow) a tendência do preço deve ser validada pelo seu volume. Entretanto a maioria dos papéis variou pouco (teve muito "0x0"), e a figura "doji" (abertura = fechamento) que caracteriza equilíbrio, mas também indecisão, foi o destaque de muitos gráficos deste pregão. O "doji" acompanhado de volume expressivo é um padrão importnte de reversão, mas ontem evidentemente o volume não compareceu.
Neste cenário talvez seja melhor utilizar o nosso precioso tempo, para a observação e a análise, e deixar as recomendações para segunda-feira. Um ótimo final de semana para todos!

Black Friday

Pregão de 25/11/10


Os varejistas americanos esperam faturar alto no dia de hoje. É "black friday", um dia de muitas liquidações e que inicia a temporada de compras de final de ano. Também vai ser mais um indicativo do setor de consumo, setor fundamental para a recuperação da economia americana. As lojas abrem às 5 da manhã com consumidores fazendo filas enormes; com tamanha demanda os lojistas esperam sair do vermelho e contabilizar os resultados em preto (daí a expressão "black friday").
Sem a referência de Nova York, a Bovespa fechou em baixa de -0,38% aos 69.362 pontos. O volume foi baixíssimo, o menor do ano e deve seguir esta tendência no dia de hoje pois o pregão da bolsa de Nova York fechará mais cedo (16:00 horário de Brasília). Além do baixo volume das ações, o destaque foi uma nova alta dos juros no mercado futuro, que sinaliza a decisão na próxima reunião do COPOM no início de dezembro. Mas o grande acontecimento do dia foi a "guerra contra o tráfico no Rio de Janeiro". A operação de invasão da favela Vila Cruzeiro repercutiu negativamente no noticiário internacional, e mostrou a outra face do Brasil, um contraponto à percepção positiva do crescimento econômico.
Veja o vídeo abaixo com a análise gráfica dos principais indicadores e ativos da Bovespa.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Marubozu de Alta

Call Diário 25/11/10

Teru (brilha)... teru (brilha) ... bozu (homem careca); teruterubozu é um pequeno boneco branco de papel ou de pano. Pendure em um lugar alto e o sol vai brilhar no dia seguinte; mas se desejar a chuva, basta inverter o boneco de cabeça para baixo. Trata-se de uma tradição japonesa utilizada pelos fazendeiros que ora desejavam o sol, ora a chuva; hoje desejamos apenas sorte ou a realização de um desejo.
O padrão candlestick marubozu (maru = redondo) de alta é caracterizado por um longo corpo de alta sem nenhuma sombra, ou seja um candle "careca". Este padrão representa um dia de incontestável presença compradora e define um viés altista para os próximos pregões. Mas não há garantias de um novo movimento de alta. Assim como o teruterubozu, o desejo nem sempre é realizado.
Veja o vídeo abaixo, e confira as ações que formaram um marubozu de alta.

A autonomia do Banco Central

Pregão de 24/11/10

Dilma definiu rapidamente a sua equipe econômica: Guido Mantega como ministro da Fazenda (agora mais poderoso?), Alexandre Tombini (vai resistir à pressão?) como presidente do Banco Central e Miriam Belchior (ex-Casa Civil e ex-PAC da Dilma) como ministra do Planejamento. A grande especulação sobre quem presidiria o BC, era na verdade a dúvida sobre a preservação da autonomia do banco na próxima gestão. A saída de Meirelles e a substituição por um funcionário de carreira (de perfil mais técnico) pode facilitar uma maior interferência do poder executivo (Dilma); a especulação vai continuar até que o novo presidente tome as suas primeiras decisões. Boa sorte a todos!

Ontem os compradores compareceram com força; as bolsas fecharam com ganhos expressivos. A forte reação compradora sugere apenas uma trégua nos próximos pregões, pois a pressão vendedora persiste ("está dando linha?"). Hoje é feriado nos EUA (e amanhã as bolsas funcionam em horário reduzido), por tanto perdemos a referência e a liquidez; nesta manhã de quinta-feira os principais índices europeus operam com leve alta. Após a forte alta de ontem, os gráficos dos principais índices e ativos da Bovespa sinalizam uma nova referência de suporte; veja a análise gráfica no vídeo abaixo.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A expectativa de defesa do suporte

Call Diário 24/11/10


Na divertida comédia "Tocaia", um violento bandido que acaba de fugir da cadeia, estaria determinado a ir ver sua bela namorada. Informados da grande probabilidade deste fato, dois policiais armam uma tocaia e passam a vigiá-la dia e noite, pois a qualquer momento o bandido pode aparecer, e então... bingo!

Após a forte queda nos últimos dois pregões, o preço de alguns papéis se aproxima de importantes níveis de suporte. A aproximação do suporte gera uma expectativa de reação compradora (defesa do suporte) e portanto uma oportunidade para comprar. O que fazer? Antecipar ou aguardar a reação dos compradores? 
O melhor é ser paciente e não se precipitar, afinal sempre existe a possibilidade do comprador (assim como o bandido) não comparecer. Mas fique de tocaia, pois a oportunidade surge quando você menos espera, e desaparece em um piscar de olhos.
Veja no vídeo abaixo quais são os papéis que você deve "ficar de tocaia".

Ataque da Coréia do Norte repercute nos mercados

Fechamento do Mercado - 23/11/10

A guerra da Coréia não terminou em 1953; não houve uma declaração formal de encerramento do conflito, apenas uma trégua (armistício). Tanto é que hoje, (passados 57 anos!) 28.000 soldados americanos ainda vigiam o "paralelo 38", a linha que divide o norte comunista (único país comunista do planeta) do sul capitalista.
A Coréia do Norte bombardeou (ninguém sabe exatamente o motivo) uma ilha pertencente à Coréia do Sul,  e desta vez o conflito é considerado grave (o ataque resultou em várias mortes, e no momento em que surgem novas evidências de que a Coréia do Norte já tem a sua bomba atômica). A presença da China como a principal aliada da Coréia do Norte pode deteriorar ainda mais as relações pouco amistosas entre as duas maiores potências econômicas do mundo. Os mercados mundiais reagiram com muita preocupação e fortes movimentos de baixa.

Além da Coréia, os principais índices europeus também repercutiram a negociação da dívida da Irlanda (FTSE -1,75%, DAX -1,72% e CAC -2,478%); nos EUA o Dow Jones fechou em baixa de -1,27%.
 O Ibovespa fechou em forte baixa de -2,41% aos 68.376 pontos; rompeu o suporte dos 68.800 pontos e agora aponta para o nível dos 63.800 pontos (mínima de agosto). Veja o vídeo, com a análise gráfica dos principais indicadores e ações da Bovespa.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

À procura de Mr Gekko e companhia

Pregão de 22/11/10

O índice Dow Jones chegou a operar em queda de -1,2% mas recuperou-se no final para fechar em leve baixa de -0,22%. O motivo pode ter sido o anúncio de que o FBI havia “estourado” 3 importantes escritórios de operadores de fundos “hedge”; estes fundos operam alavancados e compõe uma indústria de US$ 1,7 trilhões (especula-se também que o Goldman Sachs estaria envolvido, o que derrubou as suas ações e a de outros bancos).  A investigação do FBI (que deve denunciar mais operadores e fundos) tem o objetivo de descobrir e processar operadores que utilizam informação privilegiada para operar nos mercados, o famoso “insider trading”, principal “instrumento de trabalho” de Mr Gekko, o já lendário personagem do filme “Wall Street”, a versão original de 1987 (Wall Street II não é tão interessante). O personagem vivenciado por Michael Douglas costumava dizer que a cobiça tem o seu lado bom, pois motiva as pessoas no trabalho e na vida. Mas a cobiça também não mede esforços para atingir um objetivo, o fim justifica os meios. A prática do “insider trading” é tão antiga quanto a Bolsa, e provavelmente sempre vai existir. O importante é que haja um esforço para descobrir e condenar os que praticam este crime; esta prática tende a prejudicar especialmente os pequenos investidores que utilizam apenas a informação pública (a grande maioria pelo menos). Os investidores do “homebroker” agradecem.

O Ibovespa descolou do Dow Jones e fechou em forte baixa de -1,78% com queda generalizada das ações, o que indica uma mudança de percepção e exige maior cautela nas negociações. Veja abaixo, o vídeo com a análise gráfica dos principais índices e ações da Bovespa.

Moíkai? Madadaiô! “Pronto? Ainda não!”

Call Diário 23/11/10

Madadaiô é uma expressão utilizada em uma brincadeira de criança praticada em vários países (o nosso esconde-esconde), mas também é o título de um belo filme do famoso diretor japonês Akira Kurosawa (veja a foto de um cartaz). No filme, um professor aposentado se reúne uma vez por ano com os seus ex-alunos e no final do encontro sempre lhe oferecem um grande copo de cerveja; o mestre bebe tudo (e com prazer!) e então diz “madadaiô!”, para mostrar que está bem de saúde, que ainda não é hora de partir!

O Ibovespa (-1,78%) sofreu forte queda (descolou do Dow Jones) que atingiu praticamente todas as ações da carteira teórica, mas o volume de um modo geral foi reduzido. A resistência definida pela média e pelo nível dos 70.800 pontos ficou mais distante de um rompimento, mas por outro lado, o suporte dos 68.800 pontos pode motivar uma nova reação compradora. Então o que fazer? Comprar ou Vender? O melhor é esperar mais um pouco e aguardar uma sinalização mais evidente. Ainda não! Madadaiô!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O simples e o complexo

Média ou Extremos?
Nassim Taleb é escritor, autor do bestseller “Black Swan”, mas também é filósofo, e trader! Ele já operou derivativos na bolsa de Chicago e hoje dirige a “asset” Empirica, onde aplica (na prática dos mercados) a idéia de que os extremos ocorrem com maior freqüência que a vã filosofia ou matemática admitem. Quando um fato ou um movimento extremo acontece, o ganho obtido supera em muitas vezes a rotina das pequenas, mas freqüentes perdas.
Victor Niederhoffer também é escritor (“Education of a Speculator”), foi campeão de “squash” e um famoso trader de derivativos. Victor pensa exatamente o oposto de Nassim, ele acredita na média e despreza os extremos. Ele se dá bem a maior parte do tempo, mas ocasionalmente e de forma contundente, pode perder muito e ir à bancarrota (o seu pesadelo foi a crise na Ásia em 1997 e a crise imobiliária, ainda em 2007!).
Nassim despreza e Victor venera a “curva do sino”, ou de modo mais formal, a curva da distribuição normal. No mundo acadêmico, os principais modelos matemáticos de distribuição de preços são baseados na curva normal (o exemplo mais famoso é o modelo de precificação de opções de Black&Scholes).  Nassim não acredita na aplicação da curva normal como modelo de comportamento dos preços e aposta contra ela. Victor acredita que a probabilidade de ocorrência dos extremos (indicada pela curva normal) é muito pequena e sempre aposta no “retorno à média”. O preço atingiu um extremo?  É uma questão de tempo, vai retornar à média!

Curto ou Longo Prazo?
Você sabe quantas jogadas futuras um mestre calcula ao analisar uma posição no tabuleiro de xadrez?  Um grande jogador já disse que “enxerga” apenas o próximo lance, que o mais importante não é prever os próximos lances, é saber avaliar bem a posição atual do tabuleiro (estou ganhando ou perdendo?). Se você entender o que está acontecendo (identificar as principais forças e fraquezas, sejam temporárias ou permanentes) no jogo e agir de acordo, não precisará calcular muitos lances à frente. Afinal, de que vale fazer projeções futuras a partir de uma percepção errada da realidade atual?
No jogo do xadrez ou na guerra real (ou na bolsa!), entender os conceitos de estratégia e tática é fundamental. O plano estratégico tem caráter mais permanente, menos preciso e de longo prazo, enquanto o plano tático é temporário, mais preciso e de curto prazo. Um grande mestre de xadrez domina plenamente os dois elementos, um depende do outro, um bom plano estratégico gera as boas oportunidades táticas. O inverso dificilmente acontece daí a necessidade de pensar primeiramente o plano estratégico: pensar no longo prazo sem deixar de agir no curto prazo. Para o investidor em ações o objetivo deve ser o ganho no longo prazo, mas operando com freqüência no curto prazo. Ele se expõe a um número maior de oportunidades (vantagem competitiva!) e ao mesmo tempo reduz o seu risco (claro que dá mais trabalho!).

 Candle ou Bollinger?
O Candlestick é uma técnica japonesa (século XVIII!) de representação do preço. A cultura oriental favorece a percepção intuitiva da realidade; um dos exemplos é a escrita japonesa (“kanji”) cujos “desenhos” (padrões) descrevem o objeto ou o significado associado a cada palavra. Outra característica é a complexidade construída a partir de elementos simples e fundamentais (jogo do GO, veja a foto), o que induz a um processo de aprendizado que só ocorre através da prática repetitiva; a aquisição do conhecimento e o domínio da técnica são um processo individual de tentativa e erro (técnica zen do arco e flecha).
Os padrões candlestick traduzem o sentimento ou o aspecto comportamental de curto prazo, e por tanto podem mudar rapidamente. Neste aspecto a flexibilidade é fundamental, mas sem perder a visão global e mais permanente do conjunto de padrões. Por outro lado a natureza tática do candlestick pode ser determinante na identificação de níveis de suporte e resistência, e pontos de entrada e saída de uma operação.
As bandas de Bollinger representam a aplicação do modelo “curval normal” na análise técnica. Associado à idéia da média e dos extremos está o importante conceito de volatilidade, o movimento direcional dos preços (oportunidade de negócio) depende do aumento da volatilidade (observada na compressão e expansão das bandas). O conceito implícito de “desvio padrão” (distância ou variação em relação à média) é uma medida da probabilidade de um novo movimento do preço.
As bandas são precisas (ao contrário dos padrões do candlestick) pois são o resultado de um cálculo estatístico, e mais permanentes pois dependem de todas as observações de uma série histórica de preços (o mais comum é a média de 20 dias). As bandas têm um caráter mais estratégico no sentido de determinar uma tendência, e gerar um posicionamento com a expectativa de atingir objetivos de longo prazo.

Yin e Yang
É possível conciliar Nassim e Victor, longo e curto prazos, estratégia e tática, candles e Bollinger?  Ocidente e Oriente?
O princípio da dualidade Yin e Yang (princípio da filosofia taoísta) é uma metáfora (?) que pode ser aplicada na análise técnica. Sim, é possível achar um ponto de equilíbrio e complementaridade entre conceitos aparentemente opostos.

Participe da palestra online nesta quinta-feira e veja exemplos práticos desta proposta.
25 de Novembro, das 21:00 às 22:00 horas
Os padrões Candlestick e as Bandas de Bollinger: o YIN e o YANG da Análise Técnica.

Apostas contra a tendência (no curto prazo)

Call Diário 22/11/2010

Veja o vídeo (abaixo) com a análise gráfica dos ativos recomendados.

As recomendações são baseadas em uma análise subjetiva, o investidor deve avaliar cada uma delas de acordo com o seu perfil de risco; cabe a cada investidor a decisão final e a responsabilidade pelos resultados. Veja abaixo, o fechamento anterior e a sugestão de StopLoss para cada papel:

CMIG4    29,41    (+2,65%)   StopLoss    28,15
ELET6    26,66    (+0,26%)   StopLoss    26,30
NATU3    46,80    (+1,47%)   StopLoss    44,00
HYPE3    26,99    (+1,96%)   StopLoss    24,90
BBDC4    35,29    (+0,92%)   StopLoss    34,60

Feriado de Ação de Graças (EUA) vai baixar a volatilidade

Foi confirmado neste final de semana, um pacote de socorro à Irlanda no valor aproximado de 100 bilhões de euros; a medida também tranqüiliza o mercado (no curto prazo) com relação ao contágio em outros países como Portugal e Espanha. A notícia não chega a ser uma surpresa e deve ter impacto limitado no pregão desta segunda-feira; agora de manhã as principais bolsas européias negociavam em alta próxima a +0,5%.
A semana vai ser curta devido ao feriado do Dia de Ação de Graças (EUA) nesta quinta-feira, com direito a emendar o final de semana; os principais indicadores econômicos serão divulgados na terça (prévia do PIB e Ata do FED) e quarta (venda de casas novas e usadas). O acordo com a Irlanda e a semana de 3 dias devem influenciar na redução da volatilidade do mercado nesta semana, inclusive na Bovespa. No Brasil, após a confirmação de Mantega no Ministério da Fazenda, aguardamos um posicionamento sobre a presidência do Banco Central; Meirelles poderá ser confirmado ainda nesta semana.
Na sexta-feira, o Ibovespa fechou em leve alta de +0,16%, o índice Dow Jones em alta de +0,20%. Veja abaixo, o vídeo com a análise gráfica dos principais indicadores e ativos da Bovespa.