sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Realização de lucros

Pregão de 13 de janeiro
O Ibovespa perdeu boa parte dos ganhos obtidos no pregão anterior ao fechar em baixa de -1,27% aos 70.721 pontos. Este nível ainda está acima da curva do primeiro desvio padrão, referência de suporte do atual movimento de alta. PETR4(-2,11%) fechou em 27,31 abaixo do primeiro suporte (ex-resistência) de 27,50; formou um padrão candlestick "envolvente de baixa" que sinaliza continuidade da correção. VALE5(-0,32%) recuou menos, mas pode sofrer o impacto (no pregão de hoje) do anúncio de novo compulsório para os bancos da China (agora de manhã as ações das mineradoras lideram as quedas na bolsa de Londres).
O setor financeiro (bancos, bolsa e cartões de crédidto) foi destaque de baixa; o índice setorial IFNC perdeu -1,79% e parece provável mais queda no pregão de hoje (os gráficos dos bancos apresentam o padrão "envolvente de baixa").
Entretanto, apesar da queda significativa e do cenário pessimista para o pregão de hoje, o Ibovespa ainda segue acima da sua média e também acima do primeiro desvio padrão. São evidências de um viés altista e o que ocorre (por enquanto) pode ser atribuído a um movimento de realização de lucros, um "descanso" (como ilustra o quadro de Van Gogh "Rest From Work") para posterior retomada do movimento de alta.
Mas fique atento à forte agenda de hoje nos EUA. Às 11:30 temos o CPI (índice de preços ao consumidor), 12:15 produção industrial e 13:00 Sentimento do Consumidor (Univ. Michigan). Ainda de manhã acompanhe a divulgação do balanço do banco JP Morgan e também a repercussão (positiva) do balanço da Intel, divulgado ontem após o fechamento da bolsa.

Trading System
Apesar da pesrpectiva de baixa para o pregão de hoje, pode haver oportunidade em alguns papéis que fecharam positivamente no pregão de ontem. O "trading system" que monitora as ações do índice IBrx (100 ações) utiliza a estratégia de rompimento da volatilidade para recomendar a compra e venda de ações. Confira as recomendações no vídeo abaixo.

Aviso
As recomendações de compra e venda são o resultado de uma avaliação subjetiva. O investidor deve tomar as suas próprias decisões de acordo com o seu perfil e assumir toda a responsabilidade pelas suas operações.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Antecipar os suportes?


Pregão de 12 de janeiro
O Ibovespa fechou em alta de +1,72% aos 71.633 pontos, com volume bastante expressivo. Rompeu o topo anterior em 71.000 pontos e agora ficou mais próximo de chegar aos 73.000 pontos (+2,0%), seu topo histórico. As principais bluechips ajudaram. PETR4 (+2,76%) rompeu a importante resistência de 27,50 ao fechar em 27,90. VALE5 (+1,87%) fechou em um novo máximo histórico: 52,42. Estes papéis tem vencimento de opções na próxima segunda-feira (17). A Bovespa seguiu o mercado internacional que reagiu positivamente ao leilão de títutos da dívida de Portugal. O índice Dow Jones fechou em alta de +0,72% e atingiu a máxima em 2 anos.
Hoje de manhã os juros pagos no leilão dos títulos da Espanha foram mais baixos do que o esperado, é uma notícia positiva para o mercado. Nos EUA a agenda começa às 11:30 horas (Brasília) com a divulgação do PPI (índice de preço do produtor) e do indicador semanal de auxílio-desemprego. Mais tarde às 16:00 horas tem um pronunciamento do Bernanke, e finalmente após o fechamento da bolsa de NY, a divulgação do balanço da Intel.

Antecipar a defesa do suporte?
No cenário de alta pode ser atrativa a compra de papéis em tendência de baixa, mas que se aproximam de um nível de suporte. Neste caso é melhor antecipar a defesa ou esperar por uma confirmação? Na maioria dos casos depende mais do perfil de cada investidor. O mais agressivo antecipa, o mais conservador espera por mais evidências da reação compradora. Em ambos os casos vale uma lei básica da finanças; o potencial de retorno é proporcional ao potencial de risco. Maior risco, maior retorno. Menor risco, menor retorno.
Veja o vídeo (abaixo) com sugestões para os dois casos.

Aviso
As recomendações de compra e venda são o resultado de uma avaliação subjetiva. O investidor deve tomar as suas próprias decisões de acordo com o seu perfil e assumir toda a responsabilidade pelas suas operações.


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Mercado de Alta

Pregão de 11 de janeiro

O Ibovespa voltou a subir (+0,42%) após 3 pregões de baixa. Fechou em 70.423 pontos e deve testar a primeira resistência próxima a 71.100 pontos (+1,0%). O Dow Jones também se recuperou (+0,30%) após 3 pregões de baixa e deve retomar o movimento de alta iniciada no primeiro pregão de dezembro. As principais blue chips da Bovespa PETR4 (+0,63%) e VALE5 (+0,80) se aproximaram novamente dos topos obtidos na semana passada.PETR4 fechou em 27,15 e deve testar novamente a forte resistência em 27,50; já a VALE5 fechou em 51,46 e está no seu topo histórico.
Agora de manhã saiu o resultado do leilão de títulos (1,5 bilhões de euros) de Portugal (amanhã tem leilão dos títulos da Espanha). A taxa caiu para os títulos de 10 anos e subiu menos do que o esperado nos títulos de 4 anos; os mercados reagiram positivamente. Os dois países estão no centro de atenção dos investidores, pois são os próximos países com a maior probabilidade de não saldar as suas dívidas. Ontem o Japão (assim como a China) se comprometeu a comprar títulos da dívida de países europeus (são importantes mercados para a China e Japão); a notícia repercutiu positivamente nos mercados.
Às 17:00 horas temos a divulgação do Livro Bege, com projeções (do FED) sobre a economia amreicana (a expectativa é positiva). A temporada de balanços começou em tom otimista, com resultados acima do esperado para a Alcoa (ontem após o fechamento do pregão em Nova York), tradicionalmente a primeira empresa a divulgar o balanço.
A perspectiva para o pregão de hoje é positiva; se o Ibovespa fechar acima dos 71.100 pontos aumenta bastante as chances de buscar novamente o topo histórico dos 73.000 pontos.

Veja (abaixo) o vídeo com a análise gráfica dos principais indicadores da BOVESPA.