Trading System

"Volatility Breakout"

O Guia de Ações utiliza uma estratégia do tipo "volatility breakout", ou seja, baseada no rompimento de níveis de volatilidade. A volatilidade é medida como o desvio padrão em relação à média (20 dias); utilizo as medidas de +1, +2, -1 e -2 desvios em relação à média (veja o gráfico). O rompimento destes limites ("volatility breakout") representa um desequilíbrio de forças a favor dos compradores ou vendedores, e portanto uma oportunidade para comprar ou vender.

Estratégia a favor ou contra a tendência

O posicionamento do preço (fechamento) acima ou abaixo da média, define respectivamente um viés de alta ou de baixa. Na estratégia a favor da tendência (estratégia 1), o viés aumenta na medida em que o preço se distancia da média; a aposta é a favor da direção da tendência. Por outro lado, quanto mais o preço se distancia em relação à média, aumenta a probabilidade de uma "reversão de volta à média" e portanto também pode ser uma oportunidade para operar, neste caso, contra a tendência (estratégia 2). A estratégia contra a tendência implica um risco maior, mas a expectativa de retorno também é maior; na estratégia a favor da tendência o risco é menor, assim como a expectativa de ganho. Cada uma das 10 situações de rompimento da volatilidade (inclusive da média) é uma oportunidade de operação; o número associado (veja o gráfico) a cada uma delas representa ao mesmo tempo, uma quantificação do risco e do retorno.

Padrões Candlestick e Volume

Os padrões do candlestick (principalmente os de reversão) e o comportamento do volume, podem sinalizar uma maior ou menor probabilidade de sucesso na operação. Utilizo uma fórmula de quantificação de um candle (Candlecode), que varia de 0 a 128. Se o valor for maior que 96, as operações de compra ganham um ponto adicional; um valor abaixo de 32 adiciona um ponto nas operações de venda.
Em relação ao volume, qualquer operação ganha um ponto se o volume for 1,5 superior à média (20 dias), e perde um ponto se for inferior 50% da média.

Stop Gain e Stop Loss

A regra básica de saída (seja com ganho ou perda) é a ocorrência de um rompimento inverso à sua operação, pois é um sinalização que contraria a expectativa inicial. Por outro lado, cabe a cada investidor gerenciar o risco de acordo com o seu perfil, e evidentemente existem outras técnicas válidas, como o mais sofisticado Stop Móvel ou o mais simples Stop Loss financeiro.

Trading System: substituto ou aliado?

Disclaimer (Aviso)

O Guia de Ações apresenta uma avaliação técnica (mecânica) das oportunidades de compra e venda; é o resultado da aplicação sistemática de um modelo ou estratégia para operar ações no curto prazo (de alguns dias a algumas semanas). O guia é útil para ajudar a identificar oportunidades, mas cabe a cada investidor, uma avaliação mais criteriosa e a decisão final (e a responsabilidade total pelo resultado) das suas operações.

Nenhum comentário: