quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Teoria de Dow aponta continuidade da baixa

Fechamento de 3 de Agosto

O Ibovespa fechou em baixa de -2,26% aos 56.017 pontos. Na mínima do dia ( 55.250) se aproximou do suporte de 55.000 pontos, que se rompido deve buscar o nível bem mais distante dos 48.000 pontos. Se depender do gráfico do índice Dow Jones, esta hipótese ficou mais provável.
O Dow Jones Industrial rompeu (no intradiário) o fundo anterior de junho. O Dow Jones Transportes já havia rompido este importante fundo no pregão da terça-feira. Segundo a "teoria de Dow" (precursora da análise técnica) quando os dois índices rompem simultâneamente fundos importantes, é uma forte evidência de um movimento de baixa. Como no fechamento o Dow Jones Industrial (DJI) reagiu e fechou acima do suporte, ainda fica a dúvida se o suporte foi realmente rompido. Dúvida que pode ser resolvida no pregão de hoje. Conforme comentário anterior, este suporte também representa a "linha do pescoço" da figura "ombro-cabeça-ombro".
Há muitas evidências a favor do aprofundamento da queda, mas evidentemente não há nenhuma certeza. O melhoir neste momento é ser cauteloso e aguardar uma melhor definição do cenário. A alta volatilidade deve continuar prevalecendo nos próximos pregões.

Call Diário

A nosssa recomendação (por enquanto) é de não assumir novas posições, pois o nível de risco (volatilidade) é bastante significativo.

Veja o vídeo com uma análise gráfica do índices Ibovespa e Dow Jones

Nenhum comentário: