terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Volume é fundamental?

Pregão de 17 de janeiro
Sem a referência de Nova York, o Ibovespa fechou em baixa de -0,47% aos 70.609 pontos. Em dia de vencimento de opções, o destaque positivo ficou para a VALE5 (+1,23%) que subiu acompanhada de forte volume, mas a PETR4 fechou em queda de -0,36% com volume abaixo da média. A maioria das ações fechou em queda, poucas subiram, mas mesmo assim com pouco volume.
O volume é fundamental para validar o preço? Em um pregão de pouca liquidez devido ao feriado nos EUA, algumas ações reagiram e voltaram a subir na proximidade de níveis de suporte. Surgiram padrões que caracterizam "setups" de reversão, mas o volume foi reduzido e em alguns casos muito inferior à média. É o caso de rejeitar estes "setups" por falta de volume?
O preço é muito mais relevante que o volume e deve ser priorizado. Negociamos o preço e não o volume ou qualquer outro indicador gráfico. Entretanto o volume é o indicador mais importante, e é bastante relevante quando ocorre acima da média pois se torna uma evidêcia da força do preço. Mas o movimento inicial do preço não precisa necessariamente de volume, a continuidade do movimento provavelmente sim. O volume é fundamental para sustentar uma tendência ou definir um viés de alta.
Fernando Botero é um pintor colombiano, famoso pelos padrões "extra-large" de seus personagens (foto - qual Mona Lisa você prefere?). Para ele volume é fundamental! Ele não tem explicação para este viés. Diz que não encontra uma razão lógica, apenas segue a sua intuição. Esta postura radical é típica de artistas e gênios da pintura, mas é fatal para quem especula com ações. Na nossa atividade é a flexibilidade que é fundamental, e não o volume.

Veja abaixo, o vídeo com as recomendações de compra para o pregão de hoje, "com ou sem volume ".

Aviso
As recomendações de compra e venda são o resultado de uma avaliação subjetiva. O investidor deve tomar as suas próprias decisões de acordo com o seu perfil e assumir toda a responsabilidade pelas suas operações.

Nenhum comentário: