quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Tubarão!


Call de 23 de Fevereiro

O Ibovespa fechou em baixa de -1,22% aos 66.440 pontos. A queda foi generalizada. Não fosse a alta das ações da Petrobrás (beneficiada pelo aumento do petróleo), a baixa teria sido muito mais significativa. Nos EUA, a volta após o feriado foi fortemente vendedora. O índice Dow Jones fechou em queda de -1,44%, o S&P -2,05% e o Nasdaq -2,74%. O petróleo negociado na NYMEX disparou +8,55%. O preço das commodities agrícolas (especialmente os grãos) tiveram fortes quedas na bolsa de Chicago.Com a perspectiva de uma nova crise internacional, houve reallização de lucros nos mercados que sustentam altas históricas (ações e commodities).

Apesar do Ibovespa já sofrer um processo de correção (está negativa em -4,13% no ano), aumentou a chance de vir a testar novamente o fundo recente dos 63.800 pontos (uma queda aproximada de -4,0%). No pior cenário, vai buscar os 61.000 e depois os 58.000 pontos (valor de maio de 2010). A recente recuperação (2a e 3a semana de fevereiro) não conseguiu romper resistências importantes e já sinaliza uma reversão e a retomada da tendência de baixa. Dá para observar estes padrões de reversão na maioria dos índices setoriais.

Além da baixa, é importante observar um expressivo aumento de volume no pregão de ontem.A PETR4 negociou mais de R$ 1 bilhão e a VALE5 mais de R$ 900 milhões. O aumento de volume foi generalizado entre os principais papéis negociados na bolsa. É um sinal da maior presença do capital estrangeiro e das instituições (fundos de pensão, seguradoras). Entretanto a volta dos "tubarões" (grandes "players" que determinam a tendência do mercado) ocorre a favor do lado vendedor (com a exceção das ações da Petrobrás). O investidor pessoa física ("sardinha") precisa ficar atento, ou vai ser "engolido".  O mar não está para peixe pequeno e a realidade é bem diferente da ficção (veja o vídeo com um resumo bem humorado do filme "Tubarão"). A volatilidade tende a aumentar nos próximos pregões. A relação retorno/risco não é atrativa para novos posicionamentos, seja na compra ou na venda.Veja o vídeo com a análise dos principais indicadores da Bovespa.

Aviso As recomendações de compra e venda são o resultado de uma avaliação subjetiva. O investidor deve tomar as suas próprias decisões de acordo com o seu perfil e assumir toda a responsabilidade pelas suas operações.

Nenhum comentário: