sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Envolvente de Baixa

Call de 25 de Fevereiro

O Ibovespa fechou estável em +0,06% aos 66.949 pontos. Nos EUA, o índice Dow Jones se recuperou no final do pregão para fechar em pequena baixa de -0,31%. Depois de duas fortes altas (veja o gráfico acima), o contrato de petróleo (NYMEX) fechou em baixa. Apesar do agravamento dos conflitos na Líbia, os demais produtores garantem que não faltará petróleo (por enquanto). A notícia repercutiu imediatamente nos papéis da Petrobrás, que fecharam em baixa. O gráfico (acima) da ETF que acompanha as cotações da NYMEX formou a figura "envolvente de baixa" na proximidade da banda superior (Bollinger). É um forte padrão de reversão da alta e sinaliza uma queda do petróleo (ou um limite de máximo), ao menos no curto prazo.

Hoje o pregão vai repercutir o lucro (aproximadamente R$ 30 bilhões em 2010) da Vale. Ontem VALE5 fechou no "zero a zero", mas dada a proximidade em relação ao fundo mais recente, e estimulado pelos resultados, pode voltar a subir e formar o padrão "fundo duplo" (figura altista). Após o fechamento do mercado, é a vez da Petrobrás divulgar o seu balanço. A expectativa é positiva, e pode estimular a retomada do recente movimento de alta. Veja a análise gráfica destes papéis no vídeo abaixo.

Aviso As recomendações de compra e venda são o resultado de uma avaliação subjetiva. O investidor deve tomar as suas próprias decisões de acordo com o seu perfil e assumir toda a responsabilidade pelas suas operações.

Nenhum comentário: