quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Depois de uma trégua, a volatilidade está de volta

Fechamento de 17 de Agosto

O Ibovespa fechou o pregão em alta de +1,38% aos 54.073 pontos. Neste nível de pontos podemos dizer que a resistência dos 55.000 pontos ainda não foi rompida.
Agora de manhã (antes da abertura da BM&FBovespa) os mercados operam em forte queda, e portanto o mais provável é que os vendedores voltem a prevalecer nos próximos pregões. O movimento baixista é atribuído a um relatório do banco Morgan Stanley, que reduziu a perspectiva de crescimento global 2011/2012 e fala em eventual "recessão".
Também influencia o mercado, investigação do Departamento de Justiça americano a respeito de possíveis irregularidades por parte da Standard's & Poors, no período que antecedeu à quebra dos bancos na crise de 2008. Também agora à pouco o relatório semanal de auxílio desemprego (EUA) apresentou um aumento superior ao esperado.
Na Europa, a maior queda é na bolsa de Frankfurt, o Dax chegou a cair -4,0% nesta manhã (O PIB divulgado ontem veio muito abaixo do esperado). Neste momento o índice Ibovespa futuro opera em baixa de -3,0%.

Call Diário

A maior volatilidade está de volta e aumenta demasiadamente o risco das operações. É melhor "ficar de fora" e observar o comportamento do mercado; pelo menos no pregão de hoje.

Aviso As indicações de compra e venda são o resultado de uma avaliação subjetiva. O investidor deve tomar as suas próprias decisões de acordo com o seu perfil e assumir toda a responsabilidade pelas suas operações

Nenhum comentário: