Guia de Ações

O Guia de Ações apresenta uma avaliação técnica (mecânica) das oportunidades de compra e venda; é o resultado da aplicação sistemática de um modelo ou estratégia para operar ações no curto prazo (de alguns dias a algumas semanas). O guia é útil para ajudar a identificar oportunidades, mas cabe a cada investidor, uma avaliação mais criteriosa e a decisão final (responsabilidade total pelo resultado) das suas operações. Os valores nas colunas Compra e Venda significam uma expectativa de retorno; veja mais detalhes sobre o Guia na página Trading System.
 

Pregão de 17/06/2011

Recomendações de Compra




Classificação Alfabética


15 comentários:

Anônimo disse...

não entendi com exatidão os conceitos das colunas O, P e Q. Se possível, gostaria de uma explicação a respeito dos conteúdos dessas células.
grato

Eduardo Matsura disse...

Olá,
As colunas O, P e Q correspondem respectivamente a Compra, Venda e Risco. Os valores de Compra e Venda correspondem ao RETORNO potencial da operação.
Os valores de RETORNO e RISCO são em princípio equivalentes; maior retorno significa maior risco. Mas existem variáveis específicas, como padrões CANDLESTICK e VOLUME, que podem atribuir um bônus (positivo ou negativo) ao valor de RETORNO; nestes casos o valor de RETORNO poderá ser maior ou menor que o valor do RISCO.
Os pesos numéricos atribuidos ao RETORNO (Compra e Venda) e ao RISCO, dependem do tipo de movimento do preço (Tendência ou Volatilidade); veja na página ESTRATÉGIAS, as 10 situações possíveis e respectivos pesos.
Espero ter esclarecida a sua dúvida. Hoje vou dar uma palestra online (veja a página com informações detalhadas) e devo comentar e tirar dúvidas sobre o Guia de Ações.
Abs
Matsura

Anônimo disse...

olá, agradeço a atenção dispensada. gostaria de saber se o meu entendimento a respeito dos seguintes papéis estão corretos.
lren3- indicação de compra a favor da tendência, com o risco no nível 1.

rapt4 - indicaçao de venda contra a tendencia com o risco no nivel 3.

é possivel determinar os pontos de entrada , saída, lucro.

novamente agradeço
abs

Eduardo Matsura disse...

Olá, o seu entendimento está correto.
O objetivo do Guia é monitorar diariamente 100 papéis e apresentar oportunidades (detectadas por um modelo robusto e bem fundamentado) para vc avaliar com maior detalhe e fazer um julgamento baseado na sua intuição e experiência prática.
Os pontos de entrada, saída e expectativa de lucro, depende muito do perfil de cada investidor, do mais conservador ao mais agressivo.
No meu comentário diário (Call Diário) escolho alguns papéis apresentado pelo Guia, e além das considerações faço uma sugestão de StopLoss, ou seja, um valor que nos alerta para realizar o prejuízo, pois a justificativa de entrada na operação está se mostrando equivocada. Este tipo de informação é útil para qualquer investidor, independente do seu perfil de risco.
abs

Anônimo disse...

Bom dia MATSURA,
observei os comentarios acima, porem não consigo visualizar as colunas O,P e Q questionada.
esse relatorio é privativo de seu uso, ou poderemos ter acesso, e de que maneira
grato

barreto

Eduardo Matsura disse...

Olá Barreto,
o relatório é público e atualizado diariamente após o fechamento do pregão. Verifique o seu browser, vc deveria visualizar o Guia sem nenhuma restrição.
abs
Matsura

Murilo disse...

Caro Matsura, de setembro para hj o papel da MMXM3 aparenta pouca volatilidade, e as bandas de bollinger aparecem bem fechadas desde entao. Nesta situaçao fica mais dificil a interpretacao por Bollinger? abcos

Eduardo Matsura disse...

Olá Murilo,
o fechamento das bandas significa que o próximo ciclo será de expansão (volatilidade tende a ser cíclica) e oportunidade de um movimento direcional do preço. O rompimento abaixo do suporte em 13,25 será uma sinalização de tendência de baixa; o movimento no sentido inverso é pouco provável no contexto atual.
abs

Murilo disse...

Caro Matsura, por favor, quantos dias o sr. usa para medias moveis e bollinger e qual plataforma gráfica o sr indica. muito grato abcos

Eduardo Matsura disse...

Olá Murilo, utilizo a média simples de 20 dias e bandas de Bollinger com 1 e 2 desvios padrão. O gráfico é o Profitchart da Nelógica, www.nelogica.com.br
abs

Anônimo disse...

Matsura, bom dia
observei que você ja fez uma palestra de como usar o Guia de Ações.
está dentro de seus planos efetuar uma nova palestra sobre o assunto?
acho que seria de bom grado para todos.
No aguardo, abraços

Barreto.

Eduardo Matsura disse...

Olá Barreto,

a corretora Souza Barros vai patrocinar uma série de palestras online a partir do próximo mês. Vamos repetir e "incrementar" a palestra sobre o Guia de Ações. Aguarde para breve a divulgação do calendário das palestras.
abs
Matsura

Ana disse...

Olá, primeiramente parabéns pelo blog. Achei o livro Comprar ou Vender excelente, parabéns! Não entendi muito bem as recomendações pois ainda estou estudando análise tecnica, sabes me indicar mais alguns livros? Essas recomendaçoes sao para esta semana? Minha outra dúvida é se pode me indicar algum software, e se realmente é necessário ter um para a analise tecnica. Muito Obrigada e boa semana

Ana disse...

Dessas açoes que sugeriste, usando os ensinamentos do teu livro, pensei em comprar: ecodiesel, cyrela, gafisa, itausa, mas nao sei como calcular um stop e o que esperar dessas açoes... entendes minhas dúvidas? que livros poderiam me auxiliar? muitíssimo obrigada

Eduardo Matsura disse...

Olá Ana, obrigado pelo feedback.
As recomendações do Guia de Ações são feitas de forma automática (Trading System) e devem ser analisadas com maior profundidade antes de uma decisão final. O uso do guia é interessante para investidores mais experientes, e funciona como um filtro de oportunidades a serem analisadas.
Para você que está começando, recomendo acompanhar diariamente os meus comentários (texto e vídeo) e recomendações publicados neste blog.
A partir de 14 de março estarei participando de um CHAT, patrocinado pela corretora Souza Barros (todas às segundas à noite).
Quanto ao software, utilizo o Profitchart (www.nelogica.com.br); recomendo.
abs
Matsura