quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Antecipar os suportes?


Pregão de 12 de janeiro
O Ibovespa fechou em alta de +1,72% aos 71.633 pontos, com volume bastante expressivo. Rompeu o topo anterior em 71.000 pontos e agora ficou mais próximo de chegar aos 73.000 pontos (+2,0%), seu topo histórico. As principais bluechips ajudaram. PETR4 (+2,76%) rompeu a importante resistência de 27,50 ao fechar em 27,90. VALE5 (+1,87%) fechou em um novo máximo histórico: 52,42. Estes papéis tem vencimento de opções na próxima segunda-feira (17). A Bovespa seguiu o mercado internacional que reagiu positivamente ao leilão de títutos da dívida de Portugal. O índice Dow Jones fechou em alta de +0,72% e atingiu a máxima em 2 anos.
Hoje de manhã os juros pagos no leilão dos títulos da Espanha foram mais baixos do que o esperado, é uma notícia positiva para o mercado. Nos EUA a agenda começa às 11:30 horas (Brasília) com a divulgação do PPI (índice de preço do produtor) e do indicador semanal de auxílio-desemprego. Mais tarde às 16:00 horas tem um pronunciamento do Bernanke, e finalmente após o fechamento da bolsa de NY, a divulgação do balanço da Intel.

Antecipar a defesa do suporte?
No cenário de alta pode ser atrativa a compra de papéis em tendência de baixa, mas que se aproximam de um nível de suporte. Neste caso é melhor antecipar a defesa ou esperar por uma confirmação? Na maioria dos casos depende mais do perfil de cada investidor. O mais agressivo antecipa, o mais conservador espera por mais evidências da reação compradora. Em ambos os casos vale uma lei básica da finanças; o potencial de retorno é proporcional ao potencial de risco. Maior risco, maior retorno. Menor risco, menor retorno.
Veja o vídeo (abaixo) com sugestões para os dois casos.

Aviso
As recomendações de compra e venda são o resultado de uma avaliação subjetiva. O investidor deve tomar as suas próprias decisões de acordo com o seu perfil e assumir toda a responsabilidade pelas suas operações.


Nenhum comentário: