sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Realização de lucros

Pregão de 13 de janeiro
O Ibovespa perdeu boa parte dos ganhos obtidos no pregão anterior ao fechar em baixa de -1,27% aos 70.721 pontos. Este nível ainda está acima da curva do primeiro desvio padrão, referência de suporte do atual movimento de alta. PETR4(-2,11%) fechou em 27,31 abaixo do primeiro suporte (ex-resistência) de 27,50; formou um padrão candlestick "envolvente de baixa" que sinaliza continuidade da correção. VALE5(-0,32%) recuou menos, mas pode sofrer o impacto (no pregão de hoje) do anúncio de novo compulsório para os bancos da China (agora de manhã as ações das mineradoras lideram as quedas na bolsa de Londres).
O setor financeiro (bancos, bolsa e cartões de crédidto) foi destaque de baixa; o índice setorial IFNC perdeu -1,79% e parece provável mais queda no pregão de hoje (os gráficos dos bancos apresentam o padrão "envolvente de baixa").
Entretanto, apesar da queda significativa e do cenário pessimista para o pregão de hoje, o Ibovespa ainda segue acima da sua média e também acima do primeiro desvio padrão. São evidências de um viés altista e o que ocorre (por enquanto) pode ser atribuído a um movimento de realização de lucros, um "descanso" (como ilustra o quadro de Van Gogh "Rest From Work") para posterior retomada do movimento de alta.
Mas fique atento à forte agenda de hoje nos EUA. Às 11:30 temos o CPI (índice de preços ao consumidor), 12:15 produção industrial e 13:00 Sentimento do Consumidor (Univ. Michigan). Ainda de manhã acompanhe a divulgação do balanço do banco JP Morgan e também a repercussão (positiva) do balanço da Intel, divulgado ontem após o fechamento da bolsa.

Trading System
Apesar da pesrpectiva de baixa para o pregão de hoje, pode haver oportunidade em alguns papéis que fecharam positivamente no pregão de ontem. O "trading system" que monitora as ações do índice IBrx (100 ações) utiliza a estratégia de rompimento da volatilidade para recomendar a compra e venda de ações. Confira as recomendações no vídeo abaixo.

Aviso
As recomendações de compra e venda são o resultado de uma avaliação subjetiva. O investidor deve tomar as suas próprias decisões de acordo com o seu perfil e assumir toda a responsabilidade pelas suas operações.

Nenhum comentário: