quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Mercado de Alta

Pregão de 11 de janeiro

O Ibovespa voltou a subir (+0,42%) após 3 pregões de baixa. Fechou em 70.423 pontos e deve testar a primeira resistência próxima a 71.100 pontos (+1,0%). O Dow Jones também se recuperou (+0,30%) após 3 pregões de baixa e deve retomar o movimento de alta iniciada no primeiro pregão de dezembro. As principais blue chips da Bovespa PETR4 (+0,63%) e VALE5 (+0,80) se aproximaram novamente dos topos obtidos na semana passada.PETR4 fechou em 27,15 e deve testar novamente a forte resistência em 27,50; já a VALE5 fechou em 51,46 e está no seu topo histórico.
Agora de manhã saiu o resultado do leilão de títulos (1,5 bilhões de euros) de Portugal (amanhã tem leilão dos títulos da Espanha). A taxa caiu para os títulos de 10 anos e subiu menos do que o esperado nos títulos de 4 anos; os mercados reagiram positivamente. Os dois países estão no centro de atenção dos investidores, pois são os próximos países com a maior probabilidade de não saldar as suas dívidas. Ontem o Japão (assim como a China) se comprometeu a comprar títulos da dívida de países europeus (são importantes mercados para a China e Japão); a notícia repercutiu positivamente nos mercados.
Às 17:00 horas temos a divulgação do Livro Bege, com projeções (do FED) sobre a economia amreicana (a expectativa é positiva). A temporada de balanços começou em tom otimista, com resultados acima do esperado para a Alcoa (ontem após o fechamento do pregão em Nova York), tradicionalmente a primeira empresa a divulgar o balanço.
A perspectiva para o pregão de hoje é positiva; se o Ibovespa fechar acima dos 71.100 pontos aumenta bastante as chances de buscar novamente o topo histórico dos 73.000 pontos.

Veja (abaixo) o vídeo com a análise gráfica dos principais indicadores da BOVESPA.

Nenhum comentário: