quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Índices Setoriais

Call de 3 de Fevereiro

No pregão de ontem a Bovespa voltou a cair forte e devolveu os ganhos do pregão anterior. Foi um "banho de água fria" em cima dos compradores. Não deu tempo nem de respirar. Após a forte alta na terça-feira e aparentemente sem motivo algum (os índices lá fora fecharam estáveis), o mercado voltou rapidamente à trilha original, ou seja, em direção ao sul.

O Ibovespa fechou em baixa de -1,71% aos 66.688 pontos. A queda seria maior não fosse a Petrobrás. As ações PETR4 +0,58% e PETR3 +1,01 foram o destaque positivo do Ibovespa. Todos os índices setoriais fecharam em baixa, com destaque para o setor imobiliário. O índice IMOB fechou em forte queda de -4,30%.

A análise dos índices setoriais pode dar uma visão mais detalhada sobre o que está ocorrendo. Muitas vezes observamos uma tendência de baixa em alguns setores, mas alta em outros. Não é o que está ocorrendo agora. Todos os setores operam em baixa e alguns em queda bem acentuada. Os índices SMLL ("Small Caps"), IFNC (Financeiro) e ICON (Consumo) apresentam gráficos (veja o vídeo abaixo) onde o nível equivalente ao "STOP de Compra" está bem distante. O IMOB (Imobiliário) teve chance de iniciar uma recuperação mais rápidamente, mas a queda de ontem mostrou que não está tão fácil assim.O "melhor" dos indicadores é o ITEL (telecomunicações), mas com a queda de ontem está na "marca do pênalti", bem em cima da linha de suporte.

O fato de todos os indicadores setoriais apontarem para baixo não significa necessariamente que todas as ações da Bolsa estão em tendência de baixa.Ou de que determinadas ações não possam reagir antes dos respectivos indicadores setoriais. A importância dos indicadores está em definir a tendência principal, "aquela" a que todas as ações devem se sujeitar e "respeitar". Por que fica bem mais difícil "nadar contra a corrente". Baseado nesta "análise setorial gráfica" o momento atual deve ser visto com muita cautela, mesmo para um "swing trade". Hoje não temos recomendação, seja de compra ou venda. Vamos monitorar dois fatos importantes que podem impactar fortemente na tendência do mercado (curto prazo). A situação no Egito está se agravando e amanhã tem "payroll" nos EUA. É melhor aguardar o desenrolar destes acontecimentos. Por enquanto veja o vídeo com a análise dos índices setoriais.

Nenhum comentário: