sábado, 27 de novembro de 2010

Estratégia e tática

Resumo semanal

A semana foi ruim para a Bovespa, que acumulou uma queda de -3,77%. A queda generalizada atingiu todos os setores, com destaque para o setor imobiliário cujo índice IMOB perdeu -4,67%. Na terça-feira o Ibovespa rompeu o importante suporte em 68.800 pontos e de nada adiantou a reação no pregão seguinte, já na sexta-feira (-1,64%) voltou a fechar abaixo do suporte, aos 68.226 pontos. O gráfico semanal do Ibovespa ficou com um viés bem negativo, embora ainda respeite o suporte definido pela sua média de 20 semanas. Entretanto o semanal do Índice Futuro fechou bem abaixo da mesma média; as blue chips PETR4 (-4,28%) e VALE5 (-2,10%) também apresentam viés negativo no gráfico semanal. Por fim, o índice Dow Jones fechou abaixo da sua curva (semanal) de primeiro desvio padrão, após 10 semanas acima deste nível. A conclusão é de que o viés ficou mais negativo, e por tanto aumentou o risco de um posicionamento na ponta compradora.

A análise dos gráficos semanais é importante pois fornece um cenário mais persistente em comparação ao gráfico diário, que muda de direção com maior frequencia e rapidez. Os principais índices das Bolsas e os índices setoriais também são importantes pois revelam um comportamento mais representativo (maior peso) e que vai influenciar no comportamento individual de cada ação. Ambos são elementos estratégicos que devem orientar a análise do gráfico diário e específico de cada ação. Um bom posicionamento estratégico gera (naturalmente) as oportunidades táticas com maior chance de sucesso. Procure não nadar contra a corrente. Se for operar contra os gráficos semanais e contra os índices, seja rápido, pois uma onda enorme pode te engulir.

O noticiário econômico da semana foi atropelado pela "guerra" contra o narcotráfico no Rio de Janeiro. As cenas mostradas na televisão, com os policiais do BOPE em ação, lembram o filme "Tropa de Elite". Tem uma cena marcante no primeiro filme, quando o capitão Nascimento fala sobre estratégia, mas tem que agir taticamente para resolver uma situação de "curto prazo" (veja o vídeo).



Nenhum comentário: