terça-feira, 23 de novembro de 2010

Moíkai? Madadaiô! “Pronto? Ainda não!”

Call Diário 23/11/10

Madadaiô é uma expressão utilizada em uma brincadeira de criança praticada em vários países (o nosso esconde-esconde), mas também é o título de um belo filme do famoso diretor japonês Akira Kurosawa (veja a foto de um cartaz). No filme, um professor aposentado se reúne uma vez por ano com os seus ex-alunos e no final do encontro sempre lhe oferecem um grande copo de cerveja; o mestre bebe tudo (e com prazer!) e então diz “madadaiô!”, para mostrar que está bem de saúde, que ainda não é hora de partir!

O Ibovespa (-1,78%) sofreu forte queda (descolou do Dow Jones) que atingiu praticamente todas as ações da carteira teórica, mas o volume de um modo geral foi reduzido. A resistência definida pela média e pelo nível dos 70.800 pontos ficou mais distante de um rompimento, mas por outro lado, o suporte dos 68.800 pontos pode motivar uma nova reação compradora. Então o que fazer? Comprar ou Vender? O melhor é esperar mais um pouco e aguardar uma sinalização mais evidente. Ainda não! Madadaiô!

2 comentários:

Anônimo disse...

Interessante Matsura que esteja dando energia a conceitos com origem japonesa. Inevitavelmente tais conceitos estão profundamente marcados em sua mente e ora voê os integra à totalidade.

Quando a gente observa artes como Aikidô, Ninpô e outras, e especialmente quando a gente entende, essa relação entre o claro e escuro, expansão e contração é evidente ...

Poderia detalhar, se é que existe o conceito na cultura japonese, de ... momento exato? O momento exato seria aquele no qual com energia mínima se consegue obter grande deslocamento de massa ... algo assim. Há uma palavra, um conceito para isto?

Abraço.

Eduardo Matsura disse...

A cultura japonesa dá muita importância para aquilo que chamamos de intuição. Na verdade é uma forma de conhecimento que vc adquire através de uma prática intensiva e repetitiva. Depois de muita prática vc é capaz de tomar uma decisão rapidamente, 'sem pensar'. E vc não consegue explicar o COMO, não dá para dar a 'receita' para alguém, é algo que está incorporado em vc (no inconsciente). Isso vale muito para um atleta: quanto menos pensar, melhor.