terça-feira, 23 de novembro de 2010

À procura de Mr Gekko e companhia

Pregão de 22/11/10

O índice Dow Jones chegou a operar em queda de -1,2% mas recuperou-se no final para fechar em leve baixa de -0,22%. O motivo pode ter sido o anúncio de que o FBI havia “estourado” 3 importantes escritórios de operadores de fundos “hedge”; estes fundos operam alavancados e compõe uma indústria de US$ 1,7 trilhões (especula-se também que o Goldman Sachs estaria envolvido, o que derrubou as suas ações e a de outros bancos).  A investigação do FBI (que deve denunciar mais operadores e fundos) tem o objetivo de descobrir e processar operadores que utilizam informação privilegiada para operar nos mercados, o famoso “insider trading”, principal “instrumento de trabalho” de Mr Gekko, o já lendário personagem do filme “Wall Street”, a versão original de 1987 (Wall Street II não é tão interessante). O personagem vivenciado por Michael Douglas costumava dizer que a cobiça tem o seu lado bom, pois motiva as pessoas no trabalho e na vida. Mas a cobiça também não mede esforços para atingir um objetivo, o fim justifica os meios. A prática do “insider trading” é tão antiga quanto a Bolsa, e provavelmente sempre vai existir. O importante é que haja um esforço para descobrir e condenar os que praticam este crime; esta prática tende a prejudicar especialmente os pequenos investidores que utilizam apenas a informação pública (a grande maioria pelo menos). Os investidores do “homebroker” agradecem.

O Ibovespa descolou do Dow Jones e fechou em forte baixa de -1,78% com queda generalizada das ações, o que indica uma mudança de percepção e exige maior cautela nas negociações. Veja abaixo, o vídeo com a análise gráfica dos principais índices e ações da Bovespa.

Um comentário:

blogf disse...

Eu assisti wall street 2 primeiro e gostei mais do que do um, esse novo filme aborda cenários diferentes e a crise de 2008