terça-feira, 30 de novembro de 2010

O pequeno e o grande



Call Diário - 30 de novembro

Em um cenário onde prevalece a pressão vendedora, é muito arriscado assumir uma posição contrária, ou seja, apostar em uma compra. Mas há situações "táticas" que sugerem uma aposta com uma perspectiva inicial de curtíssimo prazo. No pregão de ontem, alguns papéis que abriram em baixa, reagiram com muita força e formaram a figura "envolvente de alta"; nestas ações os compradores (que eram minoria) se engrandeceram, e sinalizam a "tomada do poder", ora na mão dos vendedores. Em outro contexto, alguns papéis se aproximaram de níveis de suporte, onde no passado ocorreu forte reação compradora, com figuras candlestick do tipo "envolvente de alta" ou "marubozu de alta". Estas reações permanecem na memória dos operadores e por tanto aumentam a chance de defesa do suporte.

Alberto Korda foi um grande fotógrafo cubano. A sua foto mais famosa (talvez a mais famosa do mundo) é a de Che Guevara. A foto acima retrata uma visita de Fidel Castro a Washington (1959), quando prestou uma homenagem a Abraham Lincoln. A foto recebeu muito nomes, entre eles de "o pequeno e o grande". Nos padrões candlesticks, esta comparação é uma metáfora perfeita para as figuras "envolvente de alta" e "marubozu de alta".

Veja o vídeo com a análise gráfica das ações indicadas. As recomendações são baseadas em uma análise subjetiva, o investidor deve avaliar cada uma delas de acordo com o seu perfil de risco; cabe a cada investidor a decisão final e a responsabilidade pelos resultados.



Nenhum comentário: