quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Mudança de percepção

Call Diário - 2 de dezembro

O que faz o mercado abrir em GAP de alta? Uma notícia inesperada? Um "ato de bondade explícita"? (só pra quem acredita em Papai Noel). Então o que é? Não importa. Apenas sabemos que por um motivo qualquer, o "salto" do preço é consequência de uma mudança de percepção (ou opinião?). O viés ficou mais positivo para o próximo pregão (embora ainda seja cedo para "garantir" a continuidade da alta). Por outro lado, invertendo o foco do retorno para o risco, a "janela" aberta define uma nova referência de suporte e a oportunidadade de operar com um "stoploss" curto. Se você apostar na compra, vai saber rapidamente se "entrou numa fria" (normalmente o próximo suporte é definido pelo fechamento do pregão anterior ao GAP). É um cenário perfeito para a "filosofia de "trading" (que tem todo o meu apoio): olho no suporte (risco) e "muita sorte" no rompimento das próximas resistências! (na direção do lucro o mercado dá o que pode dar, e nós humildemente agradecemos).
E tem mais. Quando o GAP rompe uma resistência (conhecido como "GAP de corte") ou é acompanhado de muito volume (ou ambos), ele ganha uma força adicional, e fica "todo poderoso". Neste caso não há desculpas para deixar de apostar em uma compra!

Veja o vídeo com a análise gráfica das ações indicadas. As recomendações são baseadas em uma análise subjetiva, o investidor deve avaliar cada uma delas de acordo com o seu perfil de risco; cabe a cada investidor a decisão final e a responsabilidade pelos resultados.

4 comentários:

Anônimo disse...

Nison caracteriza os gaps a partir das sombras inferior e superior e não dos corpos reais. Qual a referência que você utiliza? Não é Nison, certo?

Eduardo Matsura disse...

Como utilizo os gráficos diários, tenho uma tendência de valorizar o preço de abertura e fechamento (corpo real) em detrimento das sombras (máximo e mínimo). Mas é claro que existem exceções, e não são poucas (em AT, não existe a verdade absoluta). Não me lembro qual é o posicionamento do Nison, mas ele é o mestre.

Anônimo disse...

Matsura,

Qual as medias moveis que vc utiliza pra acompanhar os ativos no gráfico?

Eduardo Matsura disse...

Olá.
Utilizo uma média simples (aritmética) de 20 dias. Há operadores que utilizam 21 dias (número de Fibonacci). Vc pode escolher outros períodos. No início a média é apenas uma referência. Mas definida a sua escolha, case com ela. Com o passar do tempo vc vai conhecê-la de forma mais intuitiva. Vai perceber quando ela mente ou diz a verdade (é verdade!).