quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Suporte duvidoso


Pregão de 1 de dezembro

London Millenium (foto de Paul Lomax) é o nome da moderníssima (e belíssima) ponte para pedestres (toda a estrutura em aço) construída sobre o rio Tâmisa. Mas para os londrinos a ponte ficou conhecida como Wobbly Bridge (vacilante, instável). Balançava muito. Por este motivo ela ficou fechada por quase 2 anos (os ingleses são conservadores?).

Na terça-feira da semana passada o Ibovespa rompeu abaixo do suporte de 68.800 pontos, mas já no pregão seguinte "recuperou" o suporte. Em seguida voltou a perder o suporte e fechou 3 pregões seguidos abaixo do mesmo. Ontem recuperou-se novamente e voltou a fechar acima dos 68.800 pontos. Que suporte é este? Será mesmo um suporte?
A linha dos 68.800 pontos equivale à linha de 10.980 pontos do índice Dow Jones. Este sim, parece mais robusto e confiável. Foi testado por diversas vezes e continua intacto. Com a alta de ontem (+2,27%) ficou ainda mais fortalecido.Mas é bom lembrar que o Dow não tem "procuração" para representar o Ibovespa (embora a dependência seja enorme, às vezes descola).

O Ibovespa iniciou o mês de dezembro com forte alta de +2,42%. A Bolsa abriu com GAP de alta (veja o post Call Diário de hoje) e ampliou os ganhos durante o pregão. A alta foi generalizada, com destaque para as bluechips PETR4 (+2,72%) e VALE5 (+2,56%).

Veja o vídeo com a análise gráfica dos principais indicadores da Bovespa.

2 comentários:

Ryan in São Paulo disse...

Obrigado irmão! Bons negócios!

Eduardo Matsura disse...

Pra vc também, Ryan!