sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

No Topo

Call Diário - 3 de dezembro

O índice Dow Jones fechou muito próximo da máxima do ano (a menos de +1,0%). A proximidade do "topo" deve gerar pressão vendedora nos próximos pregões.No pregão de ontem a VALE5 chegou muito próxima a R$ 50,00 (topo histórico) mas recuou. Talvez seja o momento de considerar algumas operações de venda. Apesar de ter iniciado recentemente uma reação compradora, o Ibovespa ainda tem o "peso" da forte presença vendedora que predominou no mês de novembro. Nas últimas semanas este Call tem feito recomendações de compra, mas com objetivo de ganho no curtíssimo prazo (movimento de correção da tendência de baixa). Hoje escolhi alguns papéis importantes do Ibovespa, que já estão ou se aproximam de topos, máximas do ano ou até mesmo máximas históricas. Já dá para observar nestes papéis, alguns sinais de enfraquecimento e possível reversão. O posicionamento na venda (aluguel de ações) também pode ser uma estratégia de "hedge" ou proteção da sua carteira. A proximidade de topos importantes pode ser uma oportunidade de posicionamento na venda. Se os vendedores "comparecerem", podemos ganhar com a baixa.

Veja o vídeo com a análise gráfica das ações indicadas. As recomendações são baseadas em uma análise subjetiva, o investidor deve avaliar cada uma delas de acordo com o seu perfil de risco; cabe a cada investidor a decisão final e a responsabilidade pelos resultados.

8 comentários:

Anônimo disse...

Apesar das alturas das cordilheiras ...

GFSA3 (de olho em possível reversão):

Piercing pattern (29/11 e 30 11)

Figura invertida em formação gráfico de linha (fundo?) - talvez:

neck - (25/11 e 01/12) 14,40/14,42

O1- (23/11) 11,99 - Vol+ 8,28M

C - (29/11 primeiro candle do piercing pattern) 11,80 Vol- 3,71M

02 (??? talvez) Último fechamento (03/12) 12,02 (12,09 after) Vol- 4,47M

Pode dar sua opinião? Aqui sempre procurando aprender.

Anônimo disse...

Adendo:

MACD ascendente desde 23/11 - primeiro possível ombro.

Anônimo disse...

Desculpe o adendo adicional, mas gostaria de saber sua sensibilidade sobre isto ... Ajuda na aprendizagem:

STOP-LOSS: abaixo de 11,85 (11,80/11,75)

STOP WIN (caso de forme mesmo o OCOI - o que ainda não aconteceu) em 13,01 (algo acima da MMS21)

Natureza da operação (contra-tendencia)

Anônimo disse...

Errata: Neck => 12,40/12,42

Ufa!!!!

Eduardo Matsura disse...

GFSA3 pode estar formando um O-C-O invertido conforme as coordenadas que vc passou. O eventual rompimento (preço de fechamento) da linha de pescoço (neck) abre uma oportunidade de compra. O objetivo pode ser a distância simétrica do fundo em relação ao neck ou 13,36. O stoploss seria um fechamento abaixo do neck (a resistência que virou suporte). A atual resistência (neck) em 12,44 é muito forte. É importante que o eventual rompimento ocorra com volume bastante expressivo.

Anônimo disse...

Como avaliar OCO, OCOI, W e M? Pelas sombras dos candles ou pelos fechamentos (linha)?

No DJ (futuro) vemos que os últimos topos (aparentemente formando pontos para o traçado na horizontal agora - RES) apresentaram menores volumes do que os últimos fundos (também pernitindo traçar horizontal). Há maior força nos recuos. Agora parece que viemos para a formação de candles de pequeno ou quase nenhum corpo ....

Assim, dá para notar que muitas ações operam após queda (tipo GFSA3) em faixa de negociação. Sem tendência.

Se considerarmos o gráfico de linha como referência, perdemos a chance de um OCO e ganhamos a chance de um W. Se formos abaixo da sombra de 30/11 ... aparentemente perdemos um fundo importante. O contexto contudo é pesado seja no DJ seja num IBOV colado.

Não adianta antecipar, certo? Mas acompanhar ... e a decidir, é isto?

Abraço.

Eduardo Matsura disse...

No xadrez é possível quantificar o valor das peças: dama=9, torre=5, cavalo/bispo=3 e peão=1 (o rei tem valor infinito, se morrer acaba o jogo). Durante o jogo, esta contabilização é útil para decidir sobre uma possível troca de peças. Em princípio não vale a pena trocar um cavalo por uma torre; a torre vale mais. Mas no jogo de xadrez como no trading, não existe uma verdade absoluta. Há posições em que um peão pode valer mais do que uma dama! Tudo é relativo, e depende do contexto em que as peças estão posicionadas.
Com relação aos candles, inicialmente dou mais importância para o corpo real do que para as sombras. Mas há casos (e isso é uma avaliação subjetiva) em que dou mais importância para as sombras. Uma sombra que toca um nível de suporte ou resistência várias vezes, ou uma sombra acompanhada por um volume expressivo pode ter mais significado do que um corpo real.
Com relação a antecipar ou esperar por uma confirmação, também não existe uma verdade absoluta. Certo ou errado?
abs

Anônimo disse...

De fato, o valor das peças no xadrez é relativo ao momento. Nos "trades", não apenas uma vez, derrubei a ação que não devia mantendo a que não devia ... acontece quando a realidade contraria o julgamento; embora o "valor" (do que devia ou não manter) também não seja absoluto no tempo.

Mas nas artes marciais a coisa importante é capturar o "movimento no tempo", aqui e agora; na guerra é preciso antecipar (estratégia e tática). O mercado de ações não dá essa chance ao movimento exato em tempo real, é repleto de descontinuidades e de avanços e recuos difíceis. Antecipar ok, medindo as chances a favor e contra? Mas é difícil. Se opero faixa de negociação talvez valha à pena antecipar num SUP sem volume; na tendência melhor esperar? Quem sabe? É a tal coisa do discricionário e do TS (automatizado).

Sobre as palestras online, já perdi uma embora tenha me inscrito. Não houve tempo hábil para participar.

Permita-me sugerir que deixe as palestras já realizadas no youtube. Mais gente poderia se beneficiar e conhecer seus úteis pontos de vista.