terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Rally de Natal?


O Ibovespa fechou em alta de +1,15% aos 69.126 pontos. A VALE5(+1,84%) e o setor siderúrgico reagiram positivamente às notícias vindas da China (não vai subir os juros), e agora temos uma real possibilidade de um "rally" de final de ano, quem sabe antes do Natal. O Ibovespa se aproximou novamente da sua média de 20 dias (referência de resistência) e tem grande chance de ultrapassá-la. A alta de ontem não foi generalizada, mas além da siderurgia (diretamente afetada pela China), outros setores como o imobiliário também sinalizaram forte reação compradora.
No "front" externo o índice Dow Jones voltou a fazer uma nova máxima anual, mas recuou no final do pregão. Mesmo assim fechou com alta de +0,16%. O gráfico do Dow Jones tem um viés mais positivo do que o gráfico do Ibovespa. Se depender de Nova York, o viés positivo do Ibovespa fica mais forte. Na agenda de hoje, o senado norte-americano deve aprovar a prorrogação do corte de impostos por mais dois anos (vai estimular o consumo). Mais tarde, às 17:15 horas de Brasília, o mercado aguarda um comentário do FED, ao final de mais uma reunião em que deve manter a taxa básica de juros. Se não houver nenhuma surpresa (negativa), os mercados devem subir e quem sabe manter a "tradição" do "rally" de final do ano.

No cenário de aposta na recuperação dos mercados, há boas oportunidades para alguns papéis que caíram muito e agora demonstram uma reação compradora. São operações "contra a tendência" e por tanto de maior risco (veja algumas indicações no vídeo abaixo).

As recomendações são baseadas em uma análise subjetiva, o investidor deve avaliar cada uma delas de acordo com o seu perfil de risco; cabe a cada investidor a decisão final e a responsabilidade pelos resultados.

Nenhum comentário: