quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Small Caps


Após dois pregões consecutivos de alta, o Ibovespa voltou a fechar em baixa de -0,55% aos 68.743 pontos. O índice se descolou do Dow Jones que fechou em alta de +0,42% (nova máxima anual). O motivo do deslocamento pode ser a "briga" entre comprados e vendidos no índice futuro cujo vencimento ocorre no pregão de hoje. Os vendidos pressionam as principais bluechips da bolsa, pois são as ações com maior peso no cálculo do Ibovespa. Na próxima segunda-feira é a vez do vencimento de opções de Petrobrás e Vale. Novamente entra em jogo uma disputa onde os principais protagonistas são as duas principais bluechips da Bolsa.
"Do lado de fora", como ilustra a foto de Thomaz Farkas (Estádio do Pacaembú - 1941), as pequenas empresas não participam diretamente deste jogo. O índice Small Caps (SMLL) fechou em alta de +0,26%. No ano o SMLL acumula uma valorização de +20,10% contra +0,23% do Ibovespa. O índice tem uma participação de apenas 15% do valor de mercado da Bolsa, mas isso não significa pouca liquidez ou reduzido número de negócios. Muitas "small caps", como por exemplo as do setor imobiliário, tem um "free-float" bastante elevado (percentual de ações efetivamente negociado no mercado) e que dá liquidez para negociações de curto prazo.

As "small caps" podem ser uma opção para acompanhar o cenário mais positivo lá fora. Há boas oportunidades para alguns papéis que caíram muito e agora demonstram uma reação compradora. São operações "contra a tendência" e por tanto de maior risco (veja algumas indicações no vídeo abaixo).

As recomendações são baseadas em uma análise subjetiva, o investidor deve avaliar cada uma delas de acordo com o seu perfil de risco; cabe a cada investidor a decisão final e a responsabilidade pelos resultados.

Nenhum comentário: