segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O jogo é parecido, mas a estratégia é bem diferente


O Ibovespa fechou o pregão de sexta-feira em alta de+0,68% aos 68.342 pontos. Os compradores finalmente reagiram depois de 4 quedas consecutivas e assim defenderam o suporte de 67.700 pontos. Nos EUA o Dow Jones fechou em alta de +0,35% e se aproximou novamente da máxima do ano. Os indicadores econômicos nos EUA e Europa favoreceram a alta nos mercados. A alta foi modesta devido a preocupações com a China. No sábado a China divulgou a inflação de novembro. O índice anualizado de 5,1% veio acima do esperado (+4,7%), mas o governo sinalizou que não vai aumentar os juros (ao menos por enquanto). A justificativa é de que a taxa chegou ao topo e deve diminuir já no próximo mês. No pregão desta segunda-feira, o índice da Bolsa de Shangai fechou com expressiva alta de +2,88%. Se a preocupação era o aumento de juros na China...
É claro que não é tão simples assim. A lógica dos mercados é mais complexa. A China sob muitos aspectos ainda é um mistério. O modo de pensar é diferente. Os jogos são parecidos, mas não são os mesmos. O xadrez chinês também tem as mesmas 16 peças do jogo ocidental. Mas o movimento de cada peça é diferente. Em vez de um rei, há dois generais. Isso muda toda a estratégia. Eles não pensam como a gente.

No cenário de aposta na recuperação dos mercados, há boas oportunidades para alguns papéis que caíram muito e agora demonstram uma reação compradora. São operações "contra a tendência" e por tanto de maior risco (veja algumas indicações no vídeo abaixo).

As recomendações são baseadas em uma análise subjetiva, o investidor deve avaliar cada uma delas de acordo com o seu perfil de risco; cabe a cada investidor a decisão final e a responsabilidade pelos resultados.

Nenhum comentário: