quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ano Velho, Ano Novo


O Ibovespa fechou em baixa de -1,27% aos 67.870 pontos. Com esta queda voltou  a ficar negativo em -1,05% no acumulado anual. O ano está acabando, e mesmo que ocorra uma recuperação, dificilmente a Bolsa vai render mais que outras alternativas de investimento. Quem comprou as principais bluechips no final do ano passado (depois de um lucro astronômico de +82,66% em 2009) e manteve a carteira ("buy & hold"), não vai comemorar 2010. O ganho esperado, se houver, foi adiado para 2011. Ou para 2012, ou 2013, ou 2014...

Após o fechamento de ontem a PETR4 acumula prejuízo de -28,93%, mas a VALE5 tem um ganho anual de +21,71%. No setor de consumo a LAME4 está negativa em -1,64%, mas a LREN3 acumula ganho de +47,64%. Entre as "small caps" a POMO4 é o grande destaque positivo com +115,42%. Na análise "retrospectiva" é muito fácil justificar as perdas e os danos. "Devia ter escolhido tais e tais ações. Como fui burro! Ou, como fui sortudo!"
A verdade é que não dá para saber o que vai acontecer em um ano. Os cenários mudam com muita frequência e cada vez mais rápidos. E se aumentar o prazo, só piora. Você sabe como vai estar o mundo daqui a 5 anos?
A alternativa é investir de forma mais ativa, com prazos mais curtos. Dá mais trabalho, mas também há mais oportunidades (fundamental). Isso não significa "ficar grudado" no terminal acompanhando a Bolsa em tempo real. É muito estressante e pouco produtivo. Vale mais fazer uma análise diária, com a tranquilidade dos "gráficos estáticos".Fique posicionado alguns dias, ou quem sabe até algumas semanas. As oportunidades surgem o tempo todo. Não "case" com o papel.

Depois do exposto acima, posso apenas prever que 2011 vai ser mais um ano de muito trabalho e dedicação no acompanhamento diário dos mercados. Este ano, e particularmente nos últimos meses adotei um novo paradigma para a análise e recomendações de ações, seja no conteúdo ou na forma. O "feedback" foi muito positivo, e é a minha principal motivação para continuar e aprimorar o serviço em 2011. Mas agora é hora de um descanso. Volto em 3 de janeiro. Por ora, fica o meu agradecimento a todos os que acompanham este blog, e o convite para um novo "convívio" diário no próximo ano.
Um grande abraço a todos e um brinde a 2011! (com um bom vinho tinto!)


Um comentário:

Anônimo disse...

J'ai appris des choses interessantes grace a vous, et vous m'avez aide a resoudre un probleme, merci.

- Daniel