sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Tem touro na "linha"?

O Ibovespa fechou em baixa de -0,43% aos 67.880 pontos, muito próximo da linha de suporte nos 67.700 pontos. Quem ajudou a defender o suporte foram as bluechips PETR4(+1,60%), VALE5(+0,43%) e GGBR4(+2,19%). Entretanto os dados de importação e exportação chineses em novembro (divulgados nesta madrugada) foram bem acima do esperado, e reforça a perspectiva de um aumento de juros. Neste caso as empresas que exportam para a China podem ser prejudicadas.
Todos os índices setoriais fecharam em baixa, exceto o ITEL(+0,52) do setor de telecomunicações. O ITEL é negociado próximo à linha de suporte nos 1.390 pontos e mostrou novamente estar disposto a defendê-la (tem touro na linha?).
Nos Eua, o índice Dow Jones fechou estável em -0,02%. O Dow forma candles de equilíbrio ("spinning tops" e "dojis") há 5 pregões consecutivos. Este padrão favorece os compradores (touros) que sustentam a alta obitda nos dois pregões iniciais de dezembro. Assim permanece a expectativa de retomada da alta, o que resultaria no tradicional "rally" de final de ano.
Entretanto o cenário para a Bovespa continua favorável aos vendedores. As oportunidades de compra no curto prazo existem, mas são operações "contra a tendência" e por tanto de maior risco (veja algumas indicações no vídeo abaixo).

As recomendações são baseadas em uma análise subjetiva, o investidor deve avaliar cada uma delas de acordo com o seu perfil de risco; cabe a cada investidor a decisão final e a responsabilidade pelos resultados.

Um comentário:

PBOLSA disse...

Olá Matsura

Gosto das suas análises. Vc e o Noronha são 10.
Ibov Mais uma semana andando sem definiçao clara, sobe e cai; cai e sobe. Nosso tradicional rally de Dezembro ainda não apareceu....