segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Trading Systems: substituto ou "aliado"?




Muitas estratégias de negociação de ações podem ser programadas em um computador. O programa é basicamente a codificação de regras muito objetivas (senão o computador não entende) para comprar e vender. O computador monitora o "sobe-e-desce" da Bolsa. Quando a condição estabelecida ocorre, a ordem é executada automaticamente. Não há "estresse", não há dúvidas, não há sentimento. Mas há lucro?
Durante o desenvolvimento de um modelo mecânico as regras são testadas e "otimizadas" com base nas cotações históricas de cada papel. Se a simulação resultar em um lucro excepcional, desconfie. Você provavelmente "ajustou" as variáveis de uma forma muito particular, totalmente dependente dos dados passados. No futuro o resultado vai ser bem diferente.
Para que a peformance passada tenha grande probabilidade de se repetir no futuro, as regras de compra e venda precisam ser "robustas". As regras devem ser simples e bem fundamentadas (tem que ter uma lógica), e quanto menos regras, melhor.
Você desenvolveu um sistema "robusto", mas terá a disciplina pra seguí-lo? Todo sistema tem um período de "vacas magras". Não dá para ganhar todo dia. Quanto maior a rentabilidade do sistema (no longo prazo) maior a ocorrência de perdas maiores no curto prazo. Também é comum a ocorrência de muitas perdas sucessivas; um verdadeiro teste de crença ou fé absoluta no seu sistema.

Aliado e não substituto
No cenário descrito acima as dificuldades parecem imensas, mas existe um "caminho do meio". Pense no "trading system" como um aliado, e não como um substituto para o processo de decisão humano. Utilizado de forma adequada, a máquina ou a tecnologia podem extender a capacidade e a produtividade da mente humana. Mas, como?
As regras de um "trading system" podem ser aplicadas de forma rápida e consistente a um grande número de ações. O resultado é a detecção de um número maior de oportunidades, mas não de operações automáticas. A tomada de decisão final é discricionária. Ao menos por enquanto, deve prevalecer a capacidade de julgamento e intuição humanos.
A análise técnica é baseada na identificação de padrões de preço, volume e volatilidade. Desenvolvi um modelo ou sistema baseado nestes fundamentos. No caso do preço, utilizei um modelo de quantificação dos padrões "candlestick" proposto por V.Likhovidov ("Candlecode"). Com todas as restrições inerentes a um modelo, o "trading system" IBX100 otimiza o meu processo de decisão. Caso tenha interesse em conhecer mais detalhes, assista à palestra online desta quinta-feira, às 21:00 horas. Clique no link abaixo para fazer a sua inscrição (gratuita).


Palestra online: 09 de Dezembro
Guia de Ações IBX100 – “Trading System” monitora as 100 ações mais negociadas da Bovespa
Um modelo mecânico ou “Trading System” ajuda a operar de forma sistemática e impõe disciplina ao investidor. É possível utilizá-lo como um consultor especializado, que monitora e apresenta as melhores oportunidades de negócio.
O palestrante vai apresentar os principais fundamentos do “Trading System”, como os diversos níveis de volatilidade, a quantificação dos valores de retorno e risco, e as vantagens e desvantagens das estratégias a favor e contra a tendência.

Nenhum comentário: